IX Convenção Internacional Meio Ambiente-CUBA 2013‏

20/01/2013

Data: 08 a 12 de Julho de 2013

Local: Palácio de Convenções de Havana, Cuba

A Agência do Meio Ambiente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da Republica de Cuba, tem o prazer de convidá-los a participar da IX edição da Convenção Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, resultado do trabalho em conjunto de entidades e organizações que objetivam a sustentabilidade do nosso planeta, este, acontecerá entre os dias 08 e 12 de julho de 2013 no Palácio de Convenções de Havana.

O evento surgiu em 1997 com o lema “Há 5 anos de Rio”, nesta ocasião será realizado 1 ano após a Conferência Rio + 20 e por este motivo tem como principais objetivos impulsionar a integração, a aplicação e a coerência do que precisa ser feito e foi reconhecido no documento final da conferência. 

O lema do evento “Urge uma mudança transcendental pelo futuro que queremos”, faz um chamado á necessidade de construir sociedades mais justas, estabelecer uma ordem internacional mais equitativa, baseada no respeito ao direito de todos; garantir o desenvolvimento sustentável ás nações, principalmente as do Sul, e colocar os avanços da ciência e tecnologia a serviço da salvação do planeta e da dignidade humana. 

A Convenção irá promover a cooperação entre os países, o intercambio de experiências e praticas sustentáveis, a transferência de conhecimentos, que garantem o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção do futuro econômico, social e ambientalmente sustentável para as gerações atuais e futuras. 

A convenção na sua 9ª edição esta organizada em um grupo de congressos e colóquios que abrangem diversos conteúdos ambientais da atualidade. Serão 6 congressos: Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Áreas Protegidas, Gestão Ambiental, Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade, Política e Direito Ambiental e 4 colóquios: Planejamento Ambiental, Gestão Sustentável da Terra, Regulamento e Controle Ambiental, Transporte e Meio Ambiente. 

Serão ministradas por especialistas, conferências magistrais e mesas redondas sobre temas prioritários da agenda ambiental. O evento contara com uma Feira Expositiva Associada de Tecnologias, Projetos e Experiências Ambientais. 

O Comitê Organizador da Convenção reitera o convite e espera contar com a sua ilustre presença.

Organizadores e Patrocinadores

  • Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
  • Agência de Meio Ambiente
  • Centro de Informação, Educação e Gestão Ambiental
  • Oficina Nacional de Regulamentação Ambiental e Segurança Nuclear
  • Instituto de Ecologia e Sistemática
  • Instituto de Geografia Tropical
  • Instituto de Meteorologia
  • Centro Nacional de Aéreas Protegidas
  • Direção de Relações Internacionais
  • Direção de Meio Ambiente
  • Instituto de Oceanografia
  • Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Transporte, Ministério do Transporte
  • União Nacional de Juristas de Cuba
  • Palácio de Convenções de Havana
  • Agencia de Viagens CUBANACAN

Atividades Científicas

Durante a Convenção serão realizados 6 congressos e 4 simpósios:

  • III Congresso sobre Mudanças Climáticas
  • IV Congresso sobre Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade
  • IX Congresso de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável
  • VIII Congresso de Áreas Protegidas
  • VI Congresso Gestão Ambiental
  • I Congresso de Política, Direito e Justiça Ambiental
  • III Simpósio de Ordenamento Ambiental
  • I Simpósio de Gestão Sustentável de Terras
  • I Simpósio Regulamento e Controle Ambiental
  • I Simpósio Transporte e Meio Ambiente

Modalidades de Participação:

Congresso
Inclui as seguintes modalidades de participação: Simpósios, Mesas Redondas, Conferências Magistrais, Sessões Especiais, Temas Orais e Cartazes, que permitirão a apresentação de trabalhos convidados e artigos científicos, assim como a realização de debates sobre aspectos específicos.

Os temas livres orais contarão com 15 minutos para a apresentação e ao finalizar a sessão ocorrerá o debate dos trabalhos apresentados.

Os temas livres orais em cartazes estarão numa área designada para a apresentação de cartazes, os quais serão apresentados no formato de 95 cm (largura) e 150 cm (comprimento). Cada trabalho terá denominado dentro do programa cientifico o dia e a hora de apresentação. O autor deverá estar presente na hora combinada para responder possíveis duvidas dos participantes.

O interessado poderá solicitar ao Comitê Cientifico a modalidade da sua apresentação (oral, cartazes), a decisão final cabe ao Comitê, e este a comunicará ao autor.

Colóquios
Os colóquios tratarão de temas importantes relacionados com a realidade do meio ambiente e o desenvolvimento e pelas suas características transversais aos temas dos congressos decidiu-se que serão abordados de maneira especifica. 

As pessoas, entidades e organizações interessadas em participar nos Colóquios programados devem enviar um resumo sobre os tópicos nos quais pretende decorrer, especificando o nome do participante e a organização que representa e seguindo as normas. Todas as propostas apresentadas e aceitas serão publicadas no CD do evento e receberão os diplomas correspondentes.

Resumos e Trabalhos

Os participantes interessados em fazer apresentações orais ou em cartazes, deverão enviar um resumo em espanhol, inglês ou português para o e-mail:convencion@ama.cu com copia aos e-mails dos contatos do congresso ou colóquio no que propõem realizar as exposições. No corpo do e-mail deverá indicar o congresso ou colóquio no qual deseja expor seu trabalho e a forma de apresentação pretendida.

O titulo do arquivo deve ter o nome completo do autor, seguido da palavra Resumen (Exemplo: Juan Pérez Garcia Resumen.doc). Caso apresente mais de 1 trabalho, deverá acrescentar um numero ao nome do documento (Exemplo: Juan Pérez Garcia 1 Resumen.doc).

Os resumos de participantes de participantes estrangeiros deverão ser enviados ao Comitê Organizador antes do dia 31 de março de 2013.

O Comitê Organizador fará a seleção e informará aos autores sobre os resumos aceitos antes do 15 de abril de 2013, preservando o direito de decidir a forma de apresentação, a qual será informada aos autores.

Normas para apresentação dos resumos:

  • Deverão ser apresentados em edição eletrônica e espanar de modo claro e breve os objetivos e o alcance do estúdio, procedimentos básicos, metodologia, principais resultados e conclusões. Não deverá incluir imagens, tabelas, fórmulas, símbolos complexos ou acrônimos no corpo do resumo.
  • Serão apresentadas em Microsoft Word, utilizando fonte Arial 12 pts no tamanho A4 com margens de 2.5 cm e com espaçamento simples. Ol documento deverá estar salvo em Documento de Word 97-2003 e não poderá ultra passar de uma página.
  • O título do trabalho estará justificado em maiúsculas e negrito e constará
  • preferivelmente de não más de 20 palavras. Fará referencia á Convenção e o Evento específico no título do trabalho como nota de roda pé deve aparecer em Itálico. da seguinte forma: “Trabalho apresentado no “XXXX Congresso o Colóquio” da VIII Convenção Internacional sobre Meio Ambiente y Desenvolvimrnto, realizada em Havana, Cuba, d0 4 ao 8 de julho de 2013”.
maiores informações: eventos@eventosemcuba.com.br
Print Friendly, PDF & Email