ISA e quilombolas promovem seminário e feira sobre roças, sementes e mudas tradicionais

29/09/2011

Nesta sexta e sábado (30/9 e 1º/10), a cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, recebe dois eventos ligados diretamente às comunidades tradicionais da região: o seminário “Roças, a origem e o futuro dos alimentos” e a quarta edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais. Ambos realizados em parceria do Instituto Socioambiental (ISA), com as Associações das Comunidades Quilombolas.

O seminário será uma oportunidade para discussão sobre o passado, presente e futuro das roças e da agricultura nas comunidades tradicionais, suas tendências e implicações locais e globais, com foco nas questões que envolvem a alimentação, a cultura, o uso sustentável dos territórios tradicionais e a conservação da biodiversidade.

Na feira haverá troca de variedades agrícolas entre as comunidades quilombolas, garantindo assim a conservação da diversidade agrícola fundamental para a segurança alimentar de todos. A iniciativa entra em seu quarto ano e partir das experiências anteriores é possível afirmar que elas permitiram que agricultores tradicionais recuperassem variedades de arroz, feijão, milho, mandioca, cará, abóbora, entre outras. Além de conhecer e trocar sementes e mudas, também será possível provar a culinária local e assistir as apresentações culturais das comunidades da região.

Cerca de 20 comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Eldorado, Iporanga, Itaoca, Iguape, Cananéia, Registro e Barra do Turvo devem participar da feira.

Serviço:

Seminário “Roças, a origem e o futuro dos alimentos”

30 de setembro, das 9h às 18h

Salão Paroquial – Praça da Igreja Nossa Senhora da Guia – Eldorado – SP

4ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira

1 de outubro, das 9h às 16h

Praça da Igreja Nossa Senhora da Guia – Eldorado – SP

http://www.socioambiental.org

Print Friendly, PDF & Email