Instituto de Arte e Cultura Yorubá inaugura, no dia 12/09/2012 a galeria Òwiwí Galeria de Arte AfriK

10/09/2012

O Instituto de Arte e Cultura Yorubá, em Belo Horizonte/Minas Gerais foi criado com o objetivo de valorizar as tradições africanas yorubás e também para contribuir ao conhecimento local identificando as influências formadoras da identidade cultural brasileira.

A Cultura Yorubá é uma milenar e tradicional cultura africana que tem forte influência na cultura e sociedade brasileira. Ela tem sua origem na Nigéria, um país da África Ocidental. Devido a sua força a cultura Yorubá espalhou-se pelo mundo sendo prat

icada por mais de 100 milhões de pessoas em países como: República de Benin, Togo, Costa do Marfim, Haiti, Brasil, Bahamas, Porto Rico, Estados Unidos, El Salvador, Reino Unido, entre outros. 
O Instituto de Arte e Cultura Yorubá, nesse momento está ampliando seu campo de atuação com a criação do programa de Residência Artística para artistas africanos interessados em compartilhar seu conhecimento com artistas brasileiros. 
Para o sucesso desse programa vamos inaugurar a primeira Galeria de arte afriKana na capital mineira, com uma coleção de 74 obras africanas. Esta exposição com o tema: “Uma Narrativa das Nações irmãs” comemora também um ano da declaração das cidades Lagos-Nigéria e Belo Horizonte – Minas Gerais/Brasil como cidades irmãs.
A Galeria é parte integrante do Instituto de Arte e Cultura Yorubá e o Centro de Negócios Cultura e Cooperação Nigéria Brasil e a exposição conta com a parceria da VANLagos – Video Art Network Lagos.
A galeria será inaugurada no dia 12 de setembro de 2012. Embaixador da Nigéria no Brasil Sr. Vincent Okoedion fará a abertura às 19:00hs. Contará também com a participação da artista plástica nigeriana FOLASHADE TEMITOPE OGUNLADE, que permanecerá no Brasil por três meses participando de residência artística neste Instituto. 

Local: Rua Cambuquira, 178 Bairro Carlos Prates
Abertura dia: 12/09/2012
Horário: 19h
Visitação: Terças a Sábados
Horário de visitação: Terças de 10h as 20h
Sábado de 14h as 22h

Print Friendly, PDF & Email