Inscrições abertas para Seminário sobre ruralidades, meio ambiente e trabalho

22/03/2011

Reunir especialistas para debater questões relacionadas à produção de alimentos, questões ambientais, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, posse de terra e trabalho no campo. Esse é o objetivo do I Seminário Internacional “Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente”, que acontecerá nos dias 11 e 12 de maio, no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), em São Carlos (SP). A programação do evento inclui mesas redondas e grupos de trabalho (GTs) que serão divididos em três eixos temáticos.

O primeiro tema, “Ruralidades e meio ambiente”, vai abordar os diferentes modos de integrar a temática ambiental aos contextos de ruralidades, tratando de temas como a agroecologia, políticas agroambientais, conflitos de uso e acesso a recursos naturais, impactos sociais da agricultura moderna e governança socioambiental. Já no segundo eixo, “Trabalho rural e migrações”, serão discutidas as migrações rurais, em contexto nacional e internacional, considerando também as migrações motivadas por aspectos econômicos, políticos e culturais. A intenção é aprofundar a discussão teórica e metodológica sobre os vários estudos relacionados ao tema. No último eixo, “Questão agrária e políticas públicas”, a proposta é reunir reflexões sobre a questão agrária e as políticas públicas estatais e setoriais direcionadas ao desenvolvimento rural, acolhendo também os estudos sobre representações de grupos sociais em luta pela possa de terra e infraestrutura para produção.

Durante o seminário também será exibido o documentário “Migrantes”, produzido em 2007 por Francisco José Alves, Beto Novaes e Cleisson Vidal. O filme, apoiado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é o resultado do projeto de pesquisa intitulado “Migrações dos Trabalhadores do Maranhão e do Piauí para o Trabalho na Lavoura Canavieira de São Paulo”. O documentário analisa a relação entre produtividade, excesso de trabalho e saúde dos trabalhadores com a expansão da agroindústria canavieira.

Inscrições
Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, professores e profissionais ligados à área de sociologia e afins poderão enviar propostas de artigos para as discussões nos Grupos de Trabalho até 18 de março. Os artigos inscritos podem ser em inglês, português ou espanhol e deverão se adequar ao tema geral do evento e ao GT ao qual foi inscrito. Já para se inscrever como ouvinte o prazo vai até 30 de abril.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Ufscar em conjunto com o Grupo de Estudos Ruralidades, Ambiente e Sociedade (Ruras); e Grupo de Pesquisa CNPq Terra, Trabalho, Memória e Migrações. O seminário pretende mostrar, através da discussão sobre os temas, as questões relacionadas ao desequilíbrio de poder nos espaços cotidianos e nas decisões políticas, destacando a necessidade de recriar novas formas de hierarquização baseadas nas identidades no meio rural.

Para mais informações e para se inscrever no evento acesse a página http://www.ppgs.ufscar.br/eventos.html. A programação completa pode ser acessada em: http://www.ppgs.ufscar.br/SeminarioRuras/FolderSemRuralidades.pdf

Print Friendly, PDF & Email