Inauguração da Placa Graça Saboia

17/03/2012

quipamento Municipal de Apoio à Família e à Cidadania Graça Sabóia
                     LEI Nº 10.307, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2011
 
No Dia Internacional de Eliminação do Racismo, a homenagem da Prefeitura de Belo Horizonte a Graça Sabóia pela sua incansável luta em prol dos movimentos sociais.
 
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Johanesburgo, capitais da África do Sul, 20 mil protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército.  Mesmo sendo uma exército.  Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida  como o Massacre de Shaperville.  Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
 "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência
 baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou a
efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade
, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, fundamentais
nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo sobre negros.
                    No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema que  tem que  ser  melhor   combatido  na sociedade.
             Ao refletir este dia Prefeitura de Belo Horizonte  homenageia Graça Sabóia pela sua incansável luta em prol dos movimentos sociais.
             Nesse  sentido será  realizado no dia 21  de março   de  2012 ás  14:30  na Avenida   Silva  Lobo  2379 – Belo Horizonte – MG
Convidamos para INAUGURAÇÃO DA PLACA DO EQUIPAMENTO DE APOIO À FAMÍLA E À CIDADANIA GRAÇA SABÓIA
Print Friendly, PDF & Email