Imagens do Povo 10 anos – Lançamento da exposição e livro NÓS

13/01/2015

Há dez anos nascia na Maré, sob realização do Observatório de Favelas, o Programa Imagens do Povo. A partir da iniciativa do João Roberto Ripper, o projeto surgiu através da convergência dos desejos do fotodocumentarista e das diretrizes da instituição de formar fotógrafos moradores de espaços populares, aliando a técnica fotográfica à promoção dos direitos humanos e à democratização da comunicação. Deste encontro, estabeleceu-se o objetivo central do programa: criar novas representações sobre os espaços populares contribuindo para desconstruir os estigmas relacionados a estes territórios.

Nos idos anos de 2004, quando o programa foi criado, os alunos da Escola de Fotógrafos Populares ainda produziam suas imagens de forma analógica. As redes sociais ainda não estavam consolidadas como principal forma de interação e promoção virtual. A circulação de imagens na web também não era intensa como nos dias atuais. Neste contexto, o desafio de promover a visibilidade de novas representações sobre espaços populares se fazia urgente na estratégia de combater os estereótipos da mídia hegemônica.

Em uma década muita coisa mudou no mundo. A fotografia acompanhou a velocidade destas mudanças – especialmente por conta da evolução tecnológica. Novos hábitos foram incorporados às culturas. Fotografar tornou-se uma prática amplamente democratizada e, assim, o modo como nos relacionamos com as imagens foi afetado radicalmente. Mesmo com toda a mudança em relação ao fazer fotográfico durante esse período, a disputa pelo imaginário persiste com novas ferramentas à disposição. O Imagens do Povo continua lutando pela garantia do direito à diferença e pela construção da igualdade em termos de dignidade humana.

Durante estes dez anos, o programa incidiu em disputas cruciais – de imaginário, de conceitos, de símbolos – sobre as favelas, promovendo uma nova forma de olhar a cidade e os seus sujeitos. Mais de duzentos fotógrafos formaram-se no programa, dentre os quais, setenta compõem nossa Agência Escola atualmente. As imagens produzidas pelos fotógrafos populares circulam em páginas, publicações e exposições em diversos lugares do Brasil e do mundo.

Para comemorar os dez anos de existência do programa, o Imagens do Povo preparou uma programação especial de aniversário, que inclui, mostras, bate-papos, projeções e o primeiro Festival de Fotografia Popular, previsto para março de 2015. Como abertura dos trabalhos, será lançado o livro NÓS, junto a uma exposição que apresenta um recorte das imagens que compõem a publicação. A abertura da mostra e o lançamento do livro acontecem no dia 14 de janeiro, no Galpão BELA Maré.

Em breve mais informações sobre a programação do lançamento do livro e exposição NÓS.

Serviço

NÓS

Abertura: 14 de janeiro de 2014, 18h

Visitação até 28/03/2015

Terça a sábado – das 11hs às 17hs.

Entrada Gratuita

Local: Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré – Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil)

Informações: (21) 3105-1148

www.imagensdopovo.org.br

www.observatoriodefavelas.org.br

facebook.com/programaimagensdopovo

facebook.com/observatoriodefavelas

Print Friendly, PDF & Email