III CONCLADIN – 2011

17/05/2011

A partir dos dados da I e da II Conferência Internacional do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (I CONCLADIN e a II CONCLADIN), respectivamente em 2007 e 2009, é que apresentamos a III Conferência Internacional do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra, a III CONCLADIN 2011 que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2011 na Faculdade de Ciências e Letras/Campus de Araraquara/UNESP e no SESC-ARARAQUARA.

Nesta conferência que trata do momento que vive o país e o mundo, consideramos de sua importância consagrarmos nesta III CONCLADIN o tema geral: POPULAÇÃO, POPULAÇÕES: a humanidade revelada. Esse tema geral visa manter o foco naquilo que é a própria razão e objetivo do CLADIN, isto é, considerar as culturas e as línguas por mais diversas que sejam, são elas parte e fundamento das relações humanas e da vida em sociedade.

A III CONCLADIN homenageia e reflete criticamente sobre a população AFRICANA, e aos seus filhos/filhas espalhados na Europa, na Ásia e na Oceania, que deu origem a esta humanidade que somos. No entanto, uma maior atenção à população negra brasileira, particularmente porque é neste ano de 2011 que se acreditava que esta população desapareceria do país, segundo os prognósticos emitidos, em 1911, pelo antropólogo João Batista de Lacerda, bem como pelo fato deste ano ser o ANO DO AFRODESCENDENTE, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim, estaremos convidando intelectuais, pesquisadores, professores de diversas regiões do mundo a fim de dialogarmos a partir do tema geral.

Buscaremos nessa Conferência refletir sobre diversas tentativas de extermínio populacional a que diversos contingentes humanos sofreram neste longo século XX e início de século XXI, em decorrência disto mobilização de refugiados, fluxos demográficos e doenças. Porém, consideramos que existem outros lados e mundos que devem ser refletidos que tocam a nossa humanidade, tais como o aquecimento global, as novas tecnologias e as produções culturais tradicionais e alternativas como parte das realizações deste humano que somos nós.

Teremos apresentação de trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação e, ainda, diversas atividades e intervenções artístico-culturais.

Print Friendly, PDF & Email