II Colóquio Internacional: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação / Comemoração dos 30 ano

24/06/2010

O Programa de Pós-Graduação em História da UFCG lhes convida para apresentação de propostas de Grupos de Trabalho para o II Colóquio Internacional: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação,  Auditório do Centro de Extensão José Farias, Campina Grande, PB, 18 a 22 de outubro de 2010. Veja chamada abaixo:

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA – UFCG

 

II Colóquio Internacional: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação / Comemoração dos 30 anos do Curso de História da UFCG

Auditório José Farias, Campina Grande – PB, 18 a 22 de outubro de 2010.

 

APRESENTAÇÃO

O II colóquio Internacional: fontes históricas, ensino e história da educação, que será promovido pelo Programa de Pós Graduação em História, em parceria com a Unidade Acadêmica de História e Geografia, representa um momento significativo no quadro de pesquisas que revitalizam dimensões ligadas à subjetividade, ao ensino de história na contemporaneidade e às pesquisas na área de história da educação, especificamente a educação patrimonial, a educação afro-brasileira, educação indígena e à educação ambiental.

Na segunda edição do nosso Colóquio Internacional de História, pretendemos repetir o mesmo sucesso do I Colóquio estabelecendo um diálogo com pesquisadores envolvidos com a produção do conhecimento no campo da pesquisa sobre,  ensino de história e da história da educação, nos quais esses dois eixos temáticos ganharam visibilidade tanto nas pesquisas do nosso corpo docente, quanto nas pesquisas do corpo discente nos últimos anos e, notadamente, em todo o Brasil e em outras instituições internacionais.  O referido evento será, também, um espaço de comemoração e reflexão dos 30 anos do curso de História da UFCG.
 

As experiências de investigação com múltiplas  fontes documentais por parte dos corpos docente e discente de História da UFCG nos fizeram pensar esse Colóquio. Dessa forma, cada Simpósio Temático, Mesa Redonda, Palestra ou Conferência foi pensada com o objetivo de conectar energias, diminuir tensões e instaurar laços de compartilhamento e de trocas acadêmicas entre  pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

 

Em tempos de globalização, este encontro se propõe a pensar sobre as políticas de verdades vigentes na academia buscando um ensino de história que possa contribuir com a reflexão de valores sobre a multiplicidade de temáticas que são históricas e que estão fluindo na contemporaneidade com novas referências, como a discussão dos sujeitos e suas etnias, suas sexualidades, seus gêneros, suas identidades, seus corpos, suas honras, sua moral, e tantas outras atribuições construídas para sujeitos, refletindo a naturalização desses lugares. As pesquisas dessas fontes e de outras podem contribuir para uma qualificação do ensino de história em que os sujeitos possam pensar os lugares construídos historicamente sobre si. Nesse sentido, a discussão da cidadania sai da questão do pensamento moderno, liberal e problematiza como este pensamento navegou por vários campos para construir um cidadão voltado para cumprir normas e aceitar procedimentos.  Na contemporaneidade são os sujeitos que estão em ebulição sobre a invenção de si e cabe ao ensino de história captar esforços para dar sua contribuição.

 

OBJETIVOS

Objetivos

·         Promover a sistematização, atualização e aprofundamento das discussões sobre os tipos de fontes documentais e as metodologias aplicadas na contemporaneidade, o seu uso e abuso no campo do ensino de historia de diferentes disciplinas e da historia da educação.

·         Possibilitar intercâmbio entre pesquisadores da graduação e da pós-graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande com demais centros do país no que se refere ao ensino de historia e da historia da educação.

 

 

Instruções para o envio de proposta de Grupo de Trabalho – GT

Os pesquisadores doutores e/ou doutorandos devem enviar propostas de  Grupos de Trabalho (GT), até o dia 16 de julho de 2010 para o e-mail: iicih.inscricoes.gt@gmail.com.

Após a avaliação da Comissão Científica, a lista contendo os grupos de trabalho aprovados será disponibilizada no dia 19 de julho de 2010, no site eletrônico do evento que está em construção  http://www.ufcg.edu.br/~historia/iicih/

 

Normas para apresentação de proposta de Grupo de Trabalho (GT):

 

a) Título do GT:

b) Coordenadores:

           1 – Nome:

Titulação:

Vinculação Institucional:

Endereço de acesso ao Currículo Lattes:

E-mail:

Tel:

2 -Nome:

  Titulação:

  Vinculação Institucional:

  Endereço de acesso ao Currículo Lattes:

  E-mail:

  Tel:

 

c) Resumo entre 300 a 400 palavras; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,0; em parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras (penas texto).

d) Palavras-chave (no máximo quatro);

 

 Dada a aprovação da proposta de GT, os coordenadores deverão realizar suas inscrições, no evento, através da página eletrônica por meio do link “Inscrições”. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito mediante transferência entre contas ou diretamente no caixa, conforme valores e prazos contidos no edital do evento. Não serão aceitos depósitos via envelope.

Os coordenadores de GTs terão até o dia 25 de setembro de 2010 para proceder à análise das propostas de comunicação oral e de pôster que receberem e encaminhar a composição final dos GTs (com a lista de participantes que tiveram seus resumos aprovados) para o e-mail do evento respeitante aos grupos de trabalho: iicih.inscricoes.gt@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Os coordenadores ficarão responsáveis pelos pareceres de seleção das comunicações dos integrantes dos GTs (no máximo 30 e no mínimo 10 participantes para comunicação oral e poster). Os GTs que não receberem o número mínimo de inscrições, até a data prevista no cronograma serão integrados a um outro GT que tenha discussões afins ou serão cancelados. Os coordenadores poderão apresentar suas comunicações no próprio GT.
 
Aqueles que desejarem, poderão ter seus trabalhos publicados no livro do evento que reunirá os textos dos conferencistas, dos participantes das mesas, coordenadores de GTs e ministrantes de mini-curso. O livro publicado será lançado no primeiro semestre de 2011.

Para a publicação do livro deve ser entre um único texto para as coordenações dos GT. 

 

Instruções para envio das propostas de Mini-curso até o dia 16 de julho

Os mini-crusos poderão ser propostos por doutores e doutorandos, mestres e mestrandos. No ato da inscrição, deverá ser encaminhado para o endereço de e-mail iicih.inscricoes.mc@gmail.com. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , a proposta de Mini-curso em forma de projeto de trabalho, contendo, no máximo, 1600 palavras (4 páginas), de acordo como seguinte roteiro:

 

• Tema; Ementa; Objetivos; Conteúdos; Metodologia de trabalho; Bibliografia básica de acordo com as normas da ABNT. A proposta deverá ser elaborada para ser desenvolvida em 6 horas.

 Dada a aprovação da proposta de Mini-Curso no dia 19 de julho, os professores ministrantes deverão realizar suas inscrições, no evento,  através da página eletrônica do evento por meio do link “Inscrições”. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito mediante transferência entre contas ou diretamente no caixa, conforme valores e prazos contidos no edital do evento. Não serão aceitos depósitos via envelope.

 

INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os valores correspondentes às TAXAS/CATEGORIAS listadas abaixo devem ser depositados no:

 Banco do Brasil, Agência 1591-1, Conta Poupança 19.218-X, Var 01 (Regina C. G. Nascimento). Os comprovantes da inscrição terão que ser digitalizados e enviados para o e-mail geral do evento iicih.ufcg@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Depois de realizado o pagamento das taxas em qualquer modalidade de participação no evento, os valores não poderão ser devolvidos.

 

Taxas/Categorias

  • Professores e Pesquisadores estrangeiros e brasileiros, autores e co-autores: R$ 80,00
  • Alunos de Pós-Graduação, autores e co-autores: R$ 50,00
  • Alunos de Graduação e graduados com apresentação de trabalhos em forma de pôster, autores e co-autores: R$ 30,00
  • Alunos de graduação e público em geral sem apresentação de trabalhos: R$ 10,00
  • Mini-curso: R$ 20,00
  • Professores de rede de ensino: R$ 30,00

Observações:

Os pesquisadores co-autores dos trabalhos aprovados terão que ter formalizado o pagamento da sua taxa de inscrição em uma das categorias acima.

Alunos de Graduação só poderão propor trabalhos se estiverem sob a orientação de professores das instituições em que estão matriculados. 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 Alarcon Agra do Ó (UFCG)

Diêgo Silva Araújo (UFCG) – webmaster

Marinalva Vilar de Lima (UFCG)

Juciene Ricarte Apolinário (UFCG) –

Regina Coelli (UFCG) (Coordenadora Financeira)

Roberval da Silva Santiago (UFCG)

Rosilene Dias Montenegro (UFCG)

Eronides Câmara Donato (UFCG)

Iranilson Buriti de Oliveira (Coordenador Geral) 

João Marcos Leitão Santos (UFCG)

Maria José Silva Oliveira (UEPB)

Rosilene Dias Montenegro (UFCG)

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

 Alarcon Agra do Ó (UFCG)

Antônio Clarindo  (UFCG)

Carla Mary S. Oliveira (UFPB)

Durval Muniz de Albuquerque Jr. (UFRN)

Edson Silva (UFPE)

Fátima Martins Lopes (UFRN)

Isabel Valente (Universidade de Coimbra – Portugal)

Jocyleia Santana dos Santos (UFT)

Joel Carlos de Souza Andrade (UFRN)
José Clerton de Oliveira Martins (UNIFOR)

José Otávio Aguiar (UFCG)

Josemir Camilo de Melo (UEPB)

Juçara Luzia Leite (UFES)

Juciene Ricarte Apolinário (UFCG)  (Presidente)

Marcos Silva (USP)

Marinalva Vilar (UFCG)

Patrícia Cristina Aragão Araújo (UEPB)

 

 A Comissão Organizadora

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