II CICLO DE DEBATES SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA A QUESTÃO RACIAL NA CONTEMPORANEIDADE

17/11/2014

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRAL DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA

CAMPUS DE CAMPINA GRANDE

 

II CICLO DE DEBATES

 SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

A QUESTÃO RACIAL NA CONTEMPORANEIDADE

 

18 a 19 de novembro de 2014

 

DIA 18 DE NOVEMBRO

MANHÃ

8:00h

Local: Auditório I

Abertura – Benção

Recital de poesia afro-brasileira Felipe Rodrigues de Araújo (UEPB)

 

Mesa redonda 1– A questão racial na contemporaneidade

 

Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB)

Profa. Dra. Ofélia Maria Barros (UEPB)

Prof. Me Ariosvalber de Souza Oliveira (UFCG/Movimento Negro)

Documentário:  Negra morte, morte negra

Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB)

 

Mesa 2  O lugar do povo negro na literatura e no cinema

10:00h

Local: Auditório I

 

Profa. Dra. Francisca Zuleide Duarte (MLI/UEPB)

Profa. Dra. Maria Lindaci Gomes de Souza (UEPB)

Profa. Me. Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio (UEPB)

Poeta cordelista Medeiros Braga  

Coordenadora: Profa. Me. Senyra Martins Cavalcanti (UEPB)

 

 

 

 

 

 

 

 

TARDE

14:00horas

Hall do Centro de Integração Acadêmica

UEPB – campus de Campina Grande

Exposição Conceição Negritando suas cores

Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas

Salgueiro – PE

Hall do Centro de Integração Acadêmica – UEPB  Campus de Campina Grande

Profa. Dra. Giovanna Aquino Fonseca SEDUC/SECULT-PMCG

Msc. Valmir Pereira da Silva SEDUC/SECULT-PMCG

Espec. Márcia Maria Barbosa de Menezes SEDUC/SECULT-PMCG

Marcos Aurélio da Mota Henriques Júnior SEDUC- PMCG

Rosilene Cassiano Silva Alves de Lima INSA

 

NOITE

19:00h

Abertura

Benção

Apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Moenda  – Areia/PB

Local: Auditório I

 

Mesa – Educação africana e afrobrasileira na escola: experiências de estudos e pesquisas

 

Prof. Me José do Egito Negreiros Pereira (UEPB)

Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB)

Ac. Ana Claudia Dias Ivazatei (UEPB/PMCG)

Coordenadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melo (UEPB)

 

MINICURSOS

DIA 18 DE NOVEMBRO

HORÁRIO: 14:00 às 18:00

LOCAL: CENTRAL DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA

UEPB – CAMPINA GRANDE)

 

Minicurso 1 A VISUALIDADE DO NEGRO ATRAVÉS DAS IMAGENS HUMORÍSTICAS

SALA 236

 

Prof. Me. José Emerson Tavares Macedo (UFCG)

EMENTA

A proposta desse minicurso é refletir sobre o processo de construção da identidade étnica e cultural dos negros/as a partir das linguagens humorísticas (charge, caricatura e cartuns), contemplando os seguintes aspectos: a cultura afro-brasileira, identidade, cotidiano e o preconceito. Pretendemos evidenciar a forma como a imagem é trabalhada, construída e ressignificadas a partir das representações construídas sobre a etnia negra assim como o imaginário social preconceituoso presente na cultura brasileira.

Minicurso 2 – A LEI 10.639/2003 HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIA: VIVENCIAS EM ESCOLAS RURAIS E QUILOMBOLAS

SALA 237

Profa. Mestranda Marta Oliveira Barros (PPGFP UEPB)

Prof. Especialista. Tiago dos Santos Freitas (UEPB)

Profa. Especialista Elisângela Cabral Moço (UEPB)

 

 

EMENTA

Este minicurso propõe discutir a lei 10.639/2003 na perspectiva da valorização histórica e cultural dos remanescentes de quilombos e comunidades rurais que mantém viva tradições afro- brasileiras, bem como analisar os conceitos e sentidos dos territórios quilombolas e a importância da memória na reconstrução de sua história destes grupos sociais e suas culturas. Refletir sobre os princípios para uma proposta pedagógica comprometida com a questão étnico-racial é fundamental quando se propõe uma educação na perspectiva das relações étnico-raciais .

 

Minicurso – 3 LITERATURA AFIRMATIVA AFRO-BRASILEIRA: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM DOS CONTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE.

SALA 238

                  

Profa. Me Josefa Josiana Bezerra Brito (UFCG)

Prof. Especializando Vinicius Vasconcelos Castro (UFCG)

 

Este minicurso tem como proposta discutir sobre as culturas africanas e afro-brasileiras a partir do enfoque nos contos. O estudo visa analisar as representações do feminino presente nos contos literários tendo como referência os estudos de gênero e a importância das mulheres e os seus papéis nas religiões de matriz africana. Esta proposta  focaliza a prática docente e da diversidade cultural, lançando o olhar sobre uma nova perspectiva de estudos e trabalhos em sala de aula voltados para as culturas de matriz africana, fazendo valer-se da implementação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08. Deste modo, este minicurso propõe reunir alunos/as de graduação, professores/as da educação básica, em que a partir dos contos seja enfatizada a prática docente, possibilitando diferentes olhares sobre a cultura Yoruba, com enfoque nas discussões de gênero, além da identificação das crianças com suas identidades interéticas, sugerindo as/aos professores/as abordar esta perspectiva em sala de aula. Tomamos como referência de análise o paradidático Omo-oba: História de Princesas, de Kiusan de Oliveira voltado ao público infanto-juvenil, Os contos literários inseridos e narrados neste livro abarca uma história de um(a) Orixá Yoruba (Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá e Oduduá) que são representadas como princesas, calcadas num discurso engajado na política do empoderamento das identidades negras, procurando, por meio das histórias que cria ou reconta, provocar as suturas psíquicas necessárias para que as crianças, de todos os tempos, sejam capazes de encontrar o caminho pleno da vida, apesar de todas as diferenças. e estão inseridos no espaço e nas práticas escolar, demostrando que a leitura é uma ferramenta de aprendizagem e e reflexão na educação básica

 

Minicurso 4 – RAIZES DA HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO À EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003

 SALA 239

Profa. Mestranda Maria do Socorro Flor Antonino (PROFLETRAS/UEPB)

 

EMENTA:

Este minicurso se propõe a discutir as contribuições do texto literário à efetivação da Lei 10.639/2003. O caráter estético e a subjetividade do texto literário permitem ao leitor estabelecer contatos com outras realidades e identificar-se com personagens diversos, assumindo posicionamentos favoráveis ou contrários a eles. Nesse processo de identificação, sob a mediação do professor, o texto literário pode oferecer caminhos que conduzam a uma nova consciência, estética e ética, terreno favorável à mitigação dos preconceitos e dos estereótipos. A literatura oferece a possibilidade de refletir sobre os processos de exclusão, mas acima de tudo sobre o respeito à diversidade e às diferenças, notadamente sobre as questões etnicorraciais, constituindo-se em importante material didático-pedagógico.

 

 

 

Minicurso 5 – DIREITOS HUMANOS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

SALA 240

Professor Mestrando Silvano Fidelis de Lira (PPGH/UFPB)

EMENTA:

O tema dos direitos humanos tem sido amplamente debatido no meio social, tendo em vista a emergência de fenômenos de intolerância religiosa, racial, de gênero, etc., contudo, trata-se de um tema bem mais amplo que leva em conta outras demandas sociais. Trazendo essa discussão para o campo da educação, torna-se importante na medida em que ela pode propor um novo olhar, mais democrático e ético a sociedade, e de maneira especial, pensamos aqui a sua importância para a cultura afro-brasileira, que em grande medida tem sido alvo de concepções preconceituosas e fundamentalistas. Esse mini curso pretende promover um debate em torno do tema dos direitos humanos e da cultura afro-brasileira, sobretudo, no que diz respeito a construção de uma prática educativa baseada na alteridade e na convivência e relação com as diversidades.

 

 

MINICURSO 6 – HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E LITERATURA DE CORDEL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS ÉTNICO-RACAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

SALA 241

 

Prof. Mestrando Josias Silvano de Barros (PPGFP/UEPB)

Profa. Mestranda Lívia Serafim (PPGFP/UEPB)

 

 

 

EMENTA

As leis e diretrizes que norteiam as questões afro-brasileiras no contexto escolar. Os conteúdos que permeiam os discursos étnico-raciais nas Histórias em Quadrinhos e na Literatura de Cordel. A identidade afro-brasileira, excluída e/ou silenciada, no cotidiano escolar. Metodologias a se aplicar no espaço da sala de aula a partir dos gêneros em questão. – Refletir sobre à formação de professores e às legislações que abordam a temática afro-brasileira e a necessidade de sua inserção no currículo escolar, a exemplo das Leis 10.639/03, 11.645/08 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004). Propor meios de trabalhar a temática afro-brasileira na perspectiva de educar para a diversidade, utilizando as histórias em quadrinhos e literatura de cordel que abordam a temática étnico-racial.

 

Minicurso  7- A INFLUÊNCIA DA CULTURA NEGRA NA FITOTERAPIA BRASILEIRA

 

SALA 242

 

Prof. Mestrando Cristian José Simões Costa 

Profa Me.  Rozeane Albquerque Lima

 

 

EMENTA

A utilização de plantas medicinais para a cura e tratamento de doenças é muito comum em vários lugares no mundo inteiro e remonta a períodos bem antigos na história da humanidade. No Brasil esta prática foi influenciada principalmente pelas culturas indígena e negra e perpassa os vários períodos da história do país se inserindo no debate da medicina popular e da regulamentação da fitoterapia pelo Ministério da Saúde. Este minicurso tem por objetivo introduzir um debate sobre a influência da cultura negra na fitoterapia no Brasil, analisando algumas plantas medicinais presentes em nosso cotidiano em um exercício interdisciplinar que envolve a biologia, a história, a antropologia, a sociologia e os diversos campos do saber que possam dialogar com o tema hora proposto.

 

 Minicurso 8 – O PATRIMONIO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO: MÚSICA, DANÇA E SABORES

SALA 243

 

Profa. Dra. Maria Lindaci Gomes de Souza (UEPB)

Profa. Mestranda Francinilda Rufino (MDR-UEPB)

 

EMENTA

 

A proposta deste minicurso é promover uma reflexão sobre a importância do patrimônio intangível brasileiro, considerando-o enquanto monumento a partir das discussões de Jacques Le Goff. Analisar o processo de exclusão da cultura afro e o seu reconhecimento como patrimônio cultural afro-brasileiro nos processos de constituição de identidades e de combate ao racismo. Nesta perspectiva visibilizar as possíveis articulações desse processo com as discussões realizadas sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar e demais espaços de reflexão sobre a cultura afro-brasileira como forma de valorizar a identidade ética e cultural.

 

Minicurso 9 – O PRETO É LINDO E EU NÃO MINTO: DISCUTINDO IDENTIDADE CULTURAL NEGRA EM SALA DE AULA

 SALA 244

 

Profa. Me. Rosicleide Henrique da Silva(UFCG)

Profa. Me Sandreylza Pereira Medeiros (UFCG)

                                                                                         

 

Falar em Formação do Educador implica sempre na busca de um conjunto de meios, formas, estratégias e táticas de conhecimentos que visem aprimorar e aperfeiçoar o ensino, sejam em qual for à área de conhecimento que o profissional se proponha. Também a construção de uma boa didática que consiga aliar, de forma eficaz, teoria e prática que objetivem produzir, a partir delas, formas pedagógicas que consigam elevar a autoestima dos nossos alunos, minimizando os altos índices de evasão escolar. Nesse sentido, objetivamos trabalhar a questão do reconhecimento da Identidade cultural Negra, em sala de aula, como forma de aceitação e valorização dos nossos docentes negros e negras, uma vez que a cor da pele, cabelo, dialeto, costumes, por exemplo, constituem a nossa própria cultura. Serão destacados a importância da Lei 10.639 que obriga a inclusão da História e cultura afro-brasileiras no currículo escolar, bem como maneiras que sirvam de suporte para que o educador/educadora minimize os efeitos do racismo na Escola. Como metodologia, utilizaremos de referências bibliográficas acerca da temática a ser trabalhada, bem como de vídeos que dinamizem a discussão relacionada a Identidade cultural negra.

 

Minicurso 10 – A HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: DILEMAS E DESAFIOS NA SALA DE AULA

 SALA 245

 

Prof.Me José do Egito Negreiros Pereira (UEPB)

Ac.Michelle Santino Fialho  (Graduanda em História / UEPB)

Ac. Ana Claudia Dantas Lima  (Graduanda em História / UEPB)

 

 

EMENTA: O presente minicurso tem por objetivos fazer um levantamento da legislação educacional sobre a diversidade sociocultural brasileira, presente nas diretrizes curriculares nacionais e seus desafios para a inclusão de um ensino na sala de aula, voltado às relações étnico-raciais, delimitando-se para o cumprimento da Lei 10.639/2003, atualmente reformulada pela Lei 11.645/2008. Abordaremos os dilemas do ensino de história africana e cultura afro-brasileira, tomando por base, experiências de professores/as relatadas em uma bibliografia sobre ensino de história e cultura afro-brasileira na sala de aula. Abordaremos os resultados de um ensino pautado na diversidade sociocultural brasileira, onde os estudantes negros passaram a ver e viver a cultura afro-brasileira em sua positividade, quando da formação do povo brasileiro

 

 

Minicurso 11 – O PAPEL DA ESCOLA NA DISCUSSÃO ÉTNICO-RACIAL: POR QUE  REFLETIR SOBRE A INSERÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA?

SALA 246

 

Profa. Mestranda Maria Aparecida Fernandes Medeiros ( PPGFP/UEPB )

Profa. Mestranda  Francisca Soares da Silva Tavares (SAPIENS/UNASUR )

 

EMENTA:

O minicurso propõe uma discussão ampla, que passa por questões raciais, étnicas, de gêneros e ainda igualdade, direitos humanos e cidadania. Este debate é fundamental, dada a diversidade presente na sala de aula.  Propomos trabalhar a infografia e atividades culturais como forma de manifestação política e de reivindicação.

 

 

Minicurso 12 – LEI 10.639/2003 E AS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA

 

SALA 247

 

Profa. Mestranda Marinalva Bezerra Vilar de Carvalho (Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade FURNE)

 

EMENTA:

 

As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada em 2004, pelo Conselho Nacional de Educação, que visam regulamentar a Lei 10.639/2003, nos provoca a pensarmos nossas práticas pedagógicas no que diz respeito as  ações criativas que motivam a participação dos alunos para construírem e reconstruírem novos saberes sobre as especificidades dos conteúdos que a lei nos propõem. Diante desta provocação, o minicurso visa  fomentar reflexões  teórica e prática na perspectiva de Paulo Freire, quando coloca (1996.p. 20-22) “Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Através desta discussão, vamos pensar não só a pertinência dos conteúdos, mas o papel da escola como berço para a construção de novas relações sociais no Brasil. Essa realidade aparece para nós professores como mais um compromisso pedagógico. Como educador(a) o que podemos fazer? Responder essa interrogação  é o desafio deste mini curso.

 

Minicurso 13– DA TEORIA PARA A PRÁTICA: TRABALHANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL I

SALA 248

 

Profa. Mestranda Maria Emanuela Oliveira Cruz (PPGFP/UEPB)

Acácia Silva Alcântara (Graduanda em Pedagogia UEPB)

 

EMENTA:

 

Discutir opções metodológicas que abordem a educação para as relações étnico-raciais na educação básica, abordando práticas realizadas nas salas de aula da educação infantil e do ensino fundamental I. Contribuindo para a promoção de valores e respeito ao diferente e para o conhecimento da história do povo negro. Proporcionar uma discussão referente à formação de professores e às legislações que abordam a temática afro-brasileira e a necessidade de sua inserção no currículo escolar, a exemplo das Leis 10.639/03, 11.645/08 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004); Apresentar algumas atividades realizadas e sugerir meios de trabalhar a temática afro-brasileira na perspectiva de educar para a diversidade nos anos iniciais, utilizando a literatura, a música, a dança e a arte afro-brasileira.

 

Minicurso 14 DESAFIO DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA À LUZ DA LEI 10.639

 SALA 249 

 

Profa. Esp. Araguacy Silva Lira (UEPB)

Prof. Me Ariosvalber de Souza Oliveira (UFCG)

 

EMENTA:

O curso visa levantar reflexões e apontar dicas didáticas sobre o ensino da história e cultura da África e dos africanos tendo como pressuposto que se trata da parte mais problemática no que se refere à aplicação da lei. Discorre sobre as Áfricas que desconhecemos e também destaca o uso de mapas da região e reavalia as noções sobre as relações históricas entre regiões africanas e a história do Brasil.

Minicurso-oficina 15-  POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auditório I

Profa. Dra. Margareth Maria de Melo (UEPB)

AC. Ana Claudia Dias Ivazaki (UEPB)

Ac. Hayana Crislayne Benevides da Silva (UEPB)

 

EMENTA:

Possibilidades e desafios para da temática afrobrasileira e africana no cotidiano da Educação Infantil: trabalhando a lei 10.639/03 a partir da confecção de bonecas negras e instrumentos musicais;.Refletir sobre a importância da inserção dessa temática na Educação Infantil. Oportunizar a realização de atividades práticas, como a construção de bonecas negras e instrumentos musicais. Identificar as possibilidades e os desafios para o trabalho com a temática afrobrasileira e africana. Incentivar a implementação da lei 10.639/03 no cotidiano da Educação Infantil. Esse mini-curso tem por objetivo divulgar as possibilidades e desafios em se trabalhar a temática afrobrasileira e africana no cotidiano das instituições da Educação Infantil. Nossa proposta é fruto de uma experiência realizada com sucesso, em sala de aula, de uma creche municipal na cidade de Campina Grande – PB, que v

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