IF Sertão-PE promove encontro de professores indígenas e quilombolas de Pernambuco em Petrolina

23/08/2013

Entre os dias 28 e 30 de agosto, a cidade de Petrolina vai ser palco de um encontro de professores indígenas e quilombolas do estado de Pernambuco, em sua maioria alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em “Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante”, oferecido pelo campus Floresta do IF Sertão-PE. Durante o evento, os educadores participarão de audiência pública na Câmara de Vereadores de Petrolina, reuniões com dirigentes de instituições de ensino locais, atos públicos e uma mesa-redonda, com o objetivo de discutir direitos específicos dessas populações e seus aspectos interculturais.
alt
 
Promovido pelo Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Interculturalidade e Sociedades Sertanejas do IF Sertão-PE (Gmepeis Sertões), o encontro contará com a participação de representantes da Comissão de Professores Indígenas em Pernambuco (Copipe) e do Núcleo de Educação da Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (Ceaq/PE). A TV Caatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), também é parceira do evento e fará o registro audiovisual da mesa-redonda no programa “Minoria Quem?”.
De acordo com o coordenador do curso FIC em “Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante”, Herlon Bezerra, existem pelo menos doze povos indígenas de Pernambuco já oficialmente reconhecidos, assim como algumas dezenas de comunidades quilombolas na mesma situação ou em processo de reconhecimento. “Apesar de sua expressividade demográfica, essas populações não alcançaram ainda relativa expressividade política, fato que pode ser facilmente detectado no silêncio público de nossos municípios sertanejos”, ressaltou Bezerra.
“O IF Sertão-PE tem sido capaz de ensaiar ações voltadas à superação dessa situação por ter seus campi instalados cada vez mais próximos a tais populações, o que torna quase impossível o não-reconhecimento, já que começamos a ter estudantes e funcionários, enfim, começamos a tê-los entre nós”, afirmou. Ainda segundo ele, um dos objetivos do curso FIC é a construção do currículo da Especialização em Educação Intercultural, que será ofertada pelo IF Sertão-PE a partir de 2014.
Confira, a seguir, a programação completa do encontro.

28/08/2013 | Quarta-feira

  • 18h às 22h – Abertura da 5ª Oficina do curso FIC em "Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante", com o tema "Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante no Sertão Pernambucano" / Auditório Central do IF Sertão PE – Campus Petrolina.

29/08/2013 | Quinta-feira

  • 8h às 12h – Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Petrolina acerca dos direitos das populações indígenas e quilombolas.
  • 14h às 18h – Continuação da Oficina / Auditório Central do IF Sertão PE – Campus Petrolina.
  • 15h às 16h30 – Reunião entre representantes da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) e do Núcleo de Educação da Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (Ceaq/PE) com o Reitor do IF Sertão-PE.
  • 17h às 18h30 – Reunião entre representantes da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) e do Núcleo de Educação da Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (Ceaq/PE) com o Reitor da Univasf.

30/08/2013 | Sexta-feira

  • 8h às 12h – Mesa-redonda "Populações Indígenas e Quilombolas de Pernambuco e a Garantia de seus Direitos Específicos e Interculturais" / Auditório da Biblioteca Central da Univasf Petrolina. (A mesa será gravada pelo programa “Minoria Quem?”, da TV Universitária Caatinga).
Print Friendly, PDF & Email