Identidade étnica e diversidade cultural dos povos indígenas serão discutidas em seminário

30/05/2011

De 30 de maio a 2 de junho será realizado o seminário Povos indígenas: identidade étnica e diversidade cultural. O evento acontece no miniauditório do Campus Natal-Central. As inscrições começam hoje (10) e seguem abertas até o dia 27 deste mês e devem ser efetuadas no Departamento de Extensão do Campus Nata-Central, das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

A programação do Seminário contará com mostras de vídeos etnográficos e palestras relacionadas ao tema  identidade étnica e diversidade. Além disso, acontecerá uma exposição fotográfica, cujo foco será o universo social indígena. A exposição estará montada, Bloco B, próximo ao miniauditório.

Através de imagens e informações, que serão apresentadas e exploradas, o seminário tem a intenção de estimular outras formas de pensar e enxergar o indígena. Discutir a pluralidade étnica e abordar o respeito aos povos indígenas, além de apresentar discussões sócio-antropológicas sobre etnicidade, fundamentais para compreensão da condição étnica indígena, fornecendo dados e conhecimentos sobre a presença indígena no Estado do Rio Grande do Norte.

O evento é uma realização dos grupos de pesquisa CASO (Cultura, Arte e Sociedade – IFRN), CIRS (Cultura, Identidade e Representações Simbólicas – UFRN) e conta com a participação do PPGAS (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – UFRN).

Programação:

Evento Palestrantes/Participantes Local Data e Hora
Conferência de Abertura Profª Drª Maria Rosário de Carvalho Miniauditório Dia 31/05 às 18h
Lançamento do livro: Negros no mundo dos índios. Imagens, reflexos e alteridades Maria Rosário de Carvalho, Julie Antoinette Cavignac e Edwin Reesink Miniauditório Dia 31/05, após a conferência de abertura

Mesa redonda: Discutindo representaçõeso sobre indígenas

Prof. Dr. Edson Silva (UFPE), Ms. Eliana G. Quirino (CIRS/UFRN) e Prof. Dr. Estevão Palitot (UFPB) Miniauditório

Dia 01/06 às 18h

Mesa redonda: A presença indígena no Rio Grande do Norte Profª Drª Julie Antoinette Cavignac, Ms. Jussara Galhardo (Museu Câmara Cascudo-UFRN), Prof. Dr. José Glebson Vieira (UERN), Luciano Falcão (advogado popular) Miniauditório Dia 02/06 às 18h
Mostra de filmes etnográficos Sessões às 10h e às 16h Miniauditório Dias 1 e 2 de junho
Print Friendly, PDF & Email