I Simpósio Internacional de Segurança Alimentar e Redução de Pobreza

05/11/2011

A Universidade Federal de Viçosa promove, entre os dias 16 e 18 de novembro, o I Simpósio Internacional de Segurança Alimentar e Redução de Pobreza. O evento reunirá pesquisadores, especialistas e dirigentes políticos de todo o mundo para palestras e debates sobre alternativas para distribuição de renda e combate à fome, sobretudo em países da América Latina, Caribe e África. O evento deverá ser o embrião da criação de Instituto Brasileiro de Combate à Fome, provavelmente sediado em Viçosa, MG.

Para a reitora Nilda de Fátima Soares, a Universidade Federal de Viçosa já reúne especialistas nas diferentes áreas relacionadas à redução da pobreza, sobretudo em países tropicais, por meio da  formação de profissionais de graduação e de pós-graduação que acumulam conhecimentos e experiências em  áreas fundamentais  para a solução dos desafios a serem enfrentados no desenvolvimento desses países. “Nós já temos competência científica estabelecida e vontade política para contribuir com soluções que já estão disponíveis e poderão ser adaptadas aos diferentes países que ainda vivem a tortura da fome. O evento  será um momento importante para discutir  estas iniciativas, fazendo do Brasil uma referência em tecnologias e políticas públicas para combater a miséria”, disse a reitora.

Serão três dias de palestras e debates com o objetivo de identificar a combinação de tecnologias, metodologias e desafios institucionais em desenvolvimento no Brasil e no mundo para aumentar a disponibilidade e o acesso a alimentos para os setores mais pobres de diversos países. O evento visa associar as políticas internacionais e nacionais que buscam melhorar a qualidade de vida de populações em áreas de baixa IDH, em conformidade comas iniciativas das Organizações Unidas. Palestrantes de diversos países irão discutir  e trocar experiências de soluções paraos problemas associados à fome, escassez de água, habitação, formação profissional, tecnologia e meio ambiente.

As inscrições estão abertas para profissionais, pesquisadores e gestores públicos. Mais informações e inscrições no site:http://www.symposiumsan.ufv.br

 

Print Friendly, PDF & Email