I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde do Vale: Prorrogação de prazo para inscrição de Trabalh

10/10/2011

A Coordenação do I Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde do Vale do São Francisco (PIS do Vale) comunica a prorrogação da data para submissão de trabalhos científicos ao evento. O novo prazo vai até 12 de outubro. O I PIS do Vale é promovido pela Univasf, através do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Intervenção em Integralidade (LEPII) com parceria da UPE. O simpósio será realizado de 3 a 5 de novembro, no campus da Univasf, em Juazeiro.
Os trabalhos podem ser submetidos para apresentação oral em Grupos de Trabalho Temáticos:
  1. Saúde, doença e cuidado: trabalhos que tragam reflexões epistemológicas, éticas e políticas sobre aspectos relacionados à saúde e a diversidade de sentidos do processo saúde-doença-cuidado. Alguns exemplos: trabalhos que construam debates epistemológicos e paradigmas sobre saúde e racionalidades médicas; Estudos que explorem a complexidade do sentido de saúde para diversos segmentos (profissionais, estudantes, usuários/pacientes) e grupos étnicos/raciais, gênero, geração e classe; estudos sobre sentidos de normalidade e patologia; estudos que explorem estes diversos sentidos com foco em um tema (substâncias psicoativas, violência, sexualidade, doenças crônicas); Estudos que explorem os sistemas complexos de cuidado e alternativos ao modelo biomédico; etc.
  2. Práticas Integrativas e Sistemas Complexos de cuidado: trabalhos que abordem práticas vitalistas, energéticas, pautadas na unidade mente-corpo, psicoterapias corporais e experienciais. Alguns exemplos: estudos clínicos e reflexões sobre a teoria e prática de Homeopatia, Acupuntura/MTC, Florais, Medicina Ayuvedica, Medicina Antroposofia, Análise Bioenergética, Respiração Holotrópica, Terapia Comunitária, Biodanza, Arterapia, Musicoterapia, Massoterapia, Iridologia, Permacultura etc.
  3. Redes, Integralidade do Cuidado e Inter e Transdisciplinariedade: trabalhos que aprofundem a teoria e prática das ações em rede, inter e transdiciplinariedade em saúde. Alguns exemplos: estudos sobre acolhimento, vínculo, clínica ampliada, tecnologias leves, Projeto Terapêutico Singular – PTS, Matriciamento, Apoio Institucional e Territorial etc.
  4. Educação Permanente e Formação em Saúde: trabalhos que abordem aspectos variados da formação em saúde. Alguns exemplos: estudos que explorem a multi, inter e transdisciplinaridade na formação em saúde; Metodologias ativas e experienciais de educação; Educação Popular em Saúde; Formação em serviço; Aspectos éticos, diversidade cultural, epistemólogica e prática no campo da saúde; O trabalho e os trabalhadores da saúde;
  5. Práticas Tradicionais de Cura, Espiritualidade e Saúde: trabalhos que compartilham histórias, teorias e práticas tradicionais de cura, aspectos espirituais/religiosos do processo de saúde, doença e cura/cuidado. Alguns exemplos: estudos que relatem práticas de raizeiros, benzedeiros/curandeiros, parteiras tradicionais, pajés/xamãs; História oral e história de vida de cuidadores e grupos tradicionais; Experiências religiosas/espirituais de cura; Estudos que explorem a fé, oração e meditação como elementos de cuidado e cura etc.
Sendo aceito, os trabalhos serão públicados nos Anais do Evento em Resumo Expandido que poderá ser enviado até o dia 20 de outubro.
Para mais informações sobre o evento acesse  nosso site  http://www.pisdovale.univasf.edu.br
Print Friendly, PDF & Email