I Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte

19/10/2012

Tem início hoje, 18, o I Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte, realizado na Câmara Municipal de João Câmara/RN. O objetivo do evento é promover a discussão sobre temas relacionados à participação e organização de jovens indígenas; às políticas públicas de educação, saúde, esporte e lazer e a questões de identidade, terra e etnodesenvolvimento.



Durante o dia serão realizados debates e mesas temáticas com a participação de representantes da Funai, governo estadual, movimento e comunidades indígenas. A noite está reservada para atividades culturais, na aldeia Amarelão, que têm início com a apresentação do grupo de flauta Imaculado Coração de Maria, composto por crianças e jovens da comunidade. Na ocasião, será lançado o livro Identidade Indígena no Rio Grande do Norte – Caminhos e descaminhos dos Mendonça do Amarelão, de autoria da antropóloga Jussara Galhardo Aguirres Guerra, e haverá exposição de artesanato do grupo Motyrum Caaçu, além de apresentação do Toré.



O encontro prossegue até amanhã, 19, quando serão promovidas as discussões em grupo, encaminhamentos e avaliações do evento. A realização é da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e conta com o apoio da Funai, por meio da Coordenação Técnica Local de Natal (CR Nordeste II).



Preparação



A ideia de realizar um encontro de jovens indígenas surgiu durante a II Assembleia Indígena do Rio Grande do Norte (em novembro de 2011) e a I Assembleia de Mulheres Indígenas do Rio Grande do Norte (em maio de 2012).



A partir daí, aconteceram reuniões e foi formada uma comissão, composta por indígenas e representante da Funai, a fim de encaminhar a demanda e organizar o evento. A comissão foi responsável por realizar as mobilizações junto às comunidades indígenas do RN, a partir das quais foram eleitos os delegados para participar do encontro, atingindo um total de 25 jovens.



As comunidades que enviaram delegados ao I Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte foram: Caboclos, em Assú; Mendonça do Amarelão, em João Câmara; Tapará, em Macaíba; Eleotérios do Catu, em Canguaretama e Goianinha; e Sagi/Trabanda, em Baía Formosa.

Print Friendly, PDF & Email