Homenagem a artesãos e apresentações culturais marcam Feira do Jequitinhonha na Praça de Serviços

07/05/2013

Começa hoje, 6, e segue até o dia 11 de maio, a 14ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na Praça de Serviços do Campus Pampulha. Durante o evento, a mestra Lira Marques, ceramista e pesquisadora de Araçuaí, e o mestre Antônio Bastião, tamborzeiro de Minas Novas, serão homenageados. A homenagem será realizada na quinta-feira, 9, às 17h, e logo após serão lançados os documentários sobre a vida e obras dos mestres.

Na terça-feira, 7, serão lançados os documentários sobre as mestras Zefa, de Araçuaí, e Izabel, de Santana do Araçuaí, e do mestre Ulisses Mendes, de Itinga. Os documentários estarão disponíveis em DVDs, que serão apresentados durante a feira, e disponibilizados no site Saberes Plurais – Museu Visual dos Saberes e Memórias dos Mestres de Ofício.

Os homenageados também participarão de roda de conversa na sexta-feira, 10, às 9h. No bate-papo, os mestres contarão histórias, experiências e ainda compartilharão seus conhecimentos.

Apresentações artísticas
Na terça e quarta, às 12h30, na Praça de Serviços,os grupos Do conto ao (en)canto e a Banda de Taquara de Santiago-Quilombo, apresentarão músicas e histórias que valorizam a cultura do Jequitinhonha.

Na quinta-feira, às 18h, a Folia de Reis de Turmalinaapresentará prosas e versos que misturam fé e cultura, relembrando a trajetória dos três reis magos. Já na sexta-feira, às 12h30, o Coral Trovadores do Vale, composto por 35 coralistas, exibe um repertório de músicas que serão acompanhadas por sanfona, rabeca, viola, tamborzão, roncador, pirraça, pandeiro, caixa e sapateados de pés descalços.

Durante toda a Feira, estarão expostas as fotografias do projeto Vale: vida, do artista Lori Figueró.

A Feira integra o Projeto Artesanato Cooperativo, um dos eixos de atuação do Programa Saberes Plurais em Conexão, vinculado ao Programa de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Esta edição reúne 77 artesãos, de 45 associações, oriundas de 24 municípios.

Confira mais informações sobre a feira e os homenageados na matéria De cerâmicas e tambores, publicada no Boletim UFMG.

Print Friendly, PDF & Email