História da Música Popular Brasileira – uma visão sociológica do repertório das minorias

09/09/2010

Curso: História da Música Popular Brasileira – uma visão sociológica do repertório das minorias.

 

O curso irá além das características estéticas de cada gênero ou movimento, como a Bossa Nova ou a Tropicália por exemplo. Focalizará a produção cultural das mulheres, dos nordestinos e dos negros a partir da virada do século XIX para o XX, com Chiquinha Gonzaga, até hoje, no 21o Prêmio da Música Brasileira, ocorrido em agosto de 2010, assim como o papel da mídia na difusão da música popular no Brasil. O curso abordará, ainda, a relação cultura popular/cultura erudita, discutindo o termo MPB e o contexto histórico de correntes musicais importantes, relacionando comportamento, mentalidade, moda, política e diferentes atividades artísticas. As aulas serão interativas, com exibição de várias imagens, incluindo vídeos raros e muita música é claro.



 

 

-Ministrante: Ana Carolina de Vasconcelos Ministério

Historiadora formada em 2002 pela PUC-Minas, pesquisa arte e cultura desde 1998 tendo realizado seu bacharelado na área, com a monografia “Frida Kahlo: Arte e Resistência na América Latina”. Em 2006 se especializa em Produção e Crítica Cultural onde começa a se aprofundar em cultura popular brasileira, terminando o curso com a monografia “História do Samba em Belo Horizonte: A malandragem da sobrevivência”.

Atualmente além de pesquisar o tema, atua também como produtora cultural compondo recentemente a equipe de produção executiva do 10º Festival Mundial de Circo ed. 2010.

 

-Público Alvo: historiadores, pesquisadores, sociológicos, músicos, produtores culturais, artistas, antropólogos e interessados em geral.

 

-Carga horária: 12h/aula – todas as quintas de outubro de 2010, das 19h às 22h.

 

-Investimento: 90,00 (c/material didático contendo vasta bibliografia sobre o tema).

 

-Vagas: 20 vagas (podendo ser cancelado devido ao número de interessados inscritos).

 

Inscrições: 9242-2845 a partir das 14h ou pelo e-mail: carol.ministerio@hotmail.com.

 

-Local: Conservatório de Música da UFMG: Av. Afonso Pena 1534, Centro.

 




Print Friendly, PDF & Email