GRANDE ENCONTRO DOS POVOS INDÍGENAS DA BACIA AMAZÔNICA

28/03/2011

Manaus, a capital amazônica do mundo, receberá no mês de agosto, o Grande Encontro dos Povos Indígenas da Bacia Amazônica. A proposta do evento saiu de uma reunião entre os coordenadores da COIAB, o presidente do CONDEF e os coordenadores da COICA – Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica, com sede no Equador.

O objetivo do Grande Encontro é debater as questões referentes às mudanças climáticas, Territórios Indígenas e REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação.

O evento contará com a participação de aproximadamente 500 lideranças indígenas dos 09 países amazônicos.

 

Foi proposto que pelo menos um representante da COIAB participe da reunião Sobre Mudanças Climáticas que acontecerá em Munique, Alemanha, de 02 a 04 de maio. É necessário levar uma proposta da Amazônia Brasileira para apresentar nessa reunião.

 

Marcos Apurinã, coordenador geral da COIAB, agradece pela visita da COICA e a proposta do encontro, que independente dos interesses de cada organização, acima de tudo é o fortalecimento da COICA. “Somos a favor, e vamos apoiar esse evento. Será um prazer receber os outros parentes. Faremos o possível para realizar. É uma resposta ao mundo, sobre o que a base da COICA pensa a respeito dos territórios indígenas e sua biodiversidade”, afirmou a liderança.

 

A Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2011, como sendo o ano internacional das Florestas, mas não destaca a importância dos povos indígenas. Segundo a liderança do Povo Shuar, Juan Carlos Jintiuch, essa é uma oportunidade para a COICA e COIAB se articularem e afinarem o discurso sobre o assunto. “Acreditamos que seja importante a realização desse encontro para lançarmos uma mensagem, a posição dos povos indígenas da Amazônia para a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que esse ano acontecerá em Dubar, na Africa do Sul”, afirma o guerreiro Shuar.

 

 

FONTE: ASCOM COIAB

FOTO:  JANATÃ

Print Friendly, PDF & Email