Forumdoc.bh.2010 (Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte) se inicia em 11 de

09/11/2010

Fórumdoc.bh 2010.

Apresentação

Centro e quarenta e cinco filmes em 18 dias de programação: o forumdoc.bh.2010 – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte – chega a sua 14ª edição consecutiva com uma programação extensa e imperdível.

A começar com o Direto.doc, a maior mostra sobre o cinema-direto norte-americano já realizada no Brasil, que, a partir de um recorte histórico, compreenderá filmes de uma série de cineastas, em sua maioria produzidos nos anos 1960 nos EUA e Canadá, tais como Fredrick Wiseman, Ed Pincus, Pierre Perrault, Michel Brault, Robert Drew, Richard Leacock, D.A Pennebaker, e irmãos Maysles. A mostra contou com a curadoria de Paulo Maia.

Dedicada ao cinema brasileiro, a mostra Político-experimental, com curadoria de Ewerton Belico, compreende filmes produzidos na década de 1970, em suporte Super8, 16mm, 35mm e vídeo, muitos deles censurados e não comercializados na época, abrangendo nomes como Jairo Ferreira, José Agripino de Paula, Edgar Navarro, Letícia Parente, Lucila Meirelles, Sérgio Péo, José Roberto Aguilar, Leonardo Crescenti, Marcello Nitsche, Nelson Leirner, dentre outros.

A mostra Coletivo/68, com curadoria de Tiago Mata Machado, cobre um amplo espectro das vertentes políticas de esquerda da época da revolução de 68, dos marxistas aos maoístas, da esquerda festiva à esquerda engajada, compreendendo filmes do Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Gorin, Gérard Martin), Grupo Medvedkine e Coletivo Zanzibar.

Realizada na UFMG, a mostra Ver o Tibet, composta por filmes do Tibet Film Archive e curada por Marcelo Rezende e Paula Signorelli, promove o res­gate e a preservação das imagens tibeta­nas registradas antes da atual presença chinesa no país e durante a ocupação.

Completam a programação as mostras Competitivas Nacional e Internacional, com a presença de realizadores, Sessões especiais e as Mostras de Extensão, que levam parte da programação para bairros periféricos de Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais.

Integrando o Fórum de Debates, será realizada a conferência Noite e Neblina: por uma história dos olhares, com a historiadora Sylvie Lindeperg, que também irá comentar seu filme, correalizado com Jean-Louis Comolli. Ed Pincus também irá oferecer uma conferência na UFMG. Além disso, o fórum de debates apresenta três mesas redondas: uma para discutir o cinema-direto, com Ed Pincus, João Moreira Salles e Ruben Caixeta, mediada por Paulo Maia; outra dedicada ao cinema político-experimental, com a presença de Arthur Autran e Rubens Machado, mediada por Ewerton Belico, e ainda uma mesa redonda na UFMG sobre os filmes da mostra Ver o Tibet, com Paula Signorelli e Ana Cristina Lopes.

A Oficina de Som Direto, focando a captação de áudio e desenho de som no cinema documentário, será ministrada pelo cineasta belga, diretor de fotografia e técnico de som Nicolas Hallet e pela cineasta e técnica de som Simone Dourado. Radicado no Brasil, Hallet é especializado em captação de som direto. Estudou Cinema e Vídeo na Academie des Beaux Arts de Bruxelas, na Bélgica, e desde 1998 tem trabalhado em diversos curtas e longas-metragens no Brasil e América Latina. Simone Dourado é técnica de som, diretora de arte e realizadora de documentários. Desde 2005, trabalha em longas e curtas de ficção e documentário em todo país. Nicolas e Simone ministram juntos oficinas de captação de som coordenadas pelo CANNE. Trabalharam como engenheiros de som do CD “Cantos sagrados Ikpeng”, gravado na reserva indígena do Xingu, produzido pelo Vídeo nas Aldeias, PE, e “Tore, som sagrado”, gravado na aldeia Kariri Xocó, produzido por Thydewa, AL.

A 14° edição do forumdoc.bh conta com o patrocínio da Petrobras, uma vez que o projeto foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, da CEMIG através do Programa Cemig Cultural, do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, via incentivos das Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura.

Ao longo de treze anos consecutivos, o forumdoc.bh exibiu quase três mil filmes, para um público total estimado em 70 mil pessoas. Organizado pela Associação Filmes de Quintal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o festival se destaca pela curadoria criteriosa, seja com eixos temáticos ou retrospectivas de autor, trazendo a público filmes clássicos e contemporâneos cujo acesso é restrito, além do amplo debate que visa dialogar com cinéfilos, pesquisadores, realizadores e o público em geral.

No decorrer de sua história, o forumdoc.bh exibiu mostras de autores fundamentais para se pensar o cinema documentário, tais como: Jean Rouch, Pedro Costa, John Marshall, Agnès Varda, Jean-Louis Comolli, Timothy Ash, Chantal Akerman, Zacharias Kunuk, Martin Maden, Bob Connolly, Chris Owen, Fernando Birri, Ousmane Sembéne, Abderrahmane Sissako, Idrissa Ouedraogo, Flora Gomes, Safi Feye, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Eduardo Coutinho, Arthur Omar, Aloysio Raulino, Andrea Tonacci, Carlos Prates, Ozualdo Candeias e Eduardo Escorel, além de projetos coletivos, como o Vídeo nas Aldeias.

Mais informações em http://www.forumdoc.org.br/2010/

Print Friendly, PDF & Email