Flip de 2019 Foto: Leo Martins / Agência O Globo
Flip de 2019 Foto: Leo Martins / Agência O Globo

RIO — Em sua 19ª edição, que acontecerá entre os dias 27 de novembro e 5 de dezembro, a Festa Literária Internacional de Paraty optou, pela primeira vez em sua história, uma curadoria coletiva. De quebra, terá uma homenagem coletiva para os pensadores indígenas mortos pela Covid-19 no lugar de um autor homenageado — outro fato inédito para o festival. O anúncio foi feito pela organização do evento nesta quarta-feira, 4, através da sua assessoria.

As duas escolhas refletem o texto “Nhe’éry, Plantas e Literatura”, escrito pela direção artística da Flip e pelo grupo de curadores formado pelo antropólogo Hermano Vianna, o escritor e filósofo Evando Nascimento, a editora Anna Dantes, o antropólogo João Paulo Lima Barreto, e o poeta e professor de literatura Pedro Meira Monteiro.

Nhe’éry (pronuncia-se nheeri) quer dizer “onde as almas se banham” e é como o povo Guarani chama a Mata Atlântica, uma denominação que revela toda a pluriversalidade da floresta. O manifesto pode ser encontrado na íntegra no site da Flip.

“Este ano a Flip volta seu olhar para a necessidade de se rever a dissociação entre humanidade e natureza. É um conceito que busca refletir sobre as questões mais urgentes do contemporâneo, sem ser um delineamento temático rígido. A intenção é se nutrir das florestas, que são sistemas abertos, colaborativos”, diz Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip. “Por isso, e em um momento de incertezas mundiais, todas as opções feitas para a Festa têm um caráter laboratorial, buscando retratar outras perspectivas e narrativas que olham para a literatura e para a produção cultural em seus múltiplos formatos”, explica.

Esta será a segunda edição da Flip realizada em formato virtual. Assim como outros eventos literários, a Flip ainda tenta se reinventar na pandemia. A direção estima uma queda significativa de receita, e anunciou busca de apoios e interlocuções com a comunidade local.

Segundo a direção do festival, os homenageados se enquadram na definição de “pessoas-enciclopédias”, como o escritor Higino Tenório, o artista plástico Feliciano Lana, o líder guarani Domingos Venite, e a guardiã das plantas de cura do povo Mura, Maria de Lurdes, entre outros. Temas como a floresta e as platas deverão ter lugar de destaque nas mesas, de acordo com os curadores.

Print Friendly, PDF & Email