Festival de História do Brasil- Diamantina de 19 a 22 de setembro‏

13/08/2013

Começou a contagem regressiva para a segunda edição do primeiro Festival de História do Brasil, o fHist, a realizar-se entre os dias 19 e 22 de setembro na bela paisagem cultural de Diamantina. Apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a nova edição do festival tem o Itaú Unibanco como um dos seus mais importantes patrocinadores e aprimorará a receita de sucesso que marcou o fHist em 2011, propiciando a plena interação entre historiadores e jornalistas convidados com o grande.

Além da apresentação pelo Ministério da Cultura, outra novidade é que a Fundação SM, referência em educação na Espanha e na América Latina, compõe agora as parcerias institucionais para a realização da segunda edição do festival em setembro de 2013, ao lado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura Municipal de Diamantina, instituições parceiras desde 2011. Da mesma forma, a Fundação Biblioteca Nacional (BN) deverá integrar também as parcerias para a realização do segundo Festival de História este ano.

Uma programação criativa e diversificada

Quatorze conferências e mesas-redondas, a serem realizadas na Tenda do fHist, na praça Doutor Prado, formam a espinha dorsal da programação principal da segunda edição do Festival de História em Diamantina, entre os dias 19 e 22 de setembro. Como na primeira edição, a programação da Tenda do fHist em 2013 não terá um único foco e deverá abordar momentos e temas diversos da História, sempre com o compromisso de oferecer aos participantes novas e inéditas visões. Ao lado da tenda, o Teatro Santa Izabel irá abrigar as cinco Oficinas de História e as três sessões de cinema do festival, enquanto que o Mercado Velho irá receber a Feira de Livros do fHist e dez Proseando no mercado, em que os escritores convidados debaterão as suas obras com o público presente. O Mercado Velho será ainda centro de convivência e alimentação durante os quatro diais do festival em Diamantina. Por fim, cinco espetáculos, entre os quais a Vesperata, completam a programação da segunda edição do fHist, cuja grade temática e de convidados começará a ser divulgada no site oficial www.festivaldehistoria.com.br
Print Friendly, PDF & Email