Festival de filmes sobre pessoas com deficiência em BH de 15 a 21 de outubro

14/10/2010

Festival Assim Vivemos

Belo Horizonte recebe festival de filmes sobre pessoas com deficiência

programação e sinopses dos filmes mais abaixo:

Em 2010, a quarta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, será exibida também em Belo Horizonte, inaugurando a tão esperada itinerância do projeto. Aontecerá de 15 a 21 de outubro, no Cineclube Savassi, na Rua Levindo Lopes, 358, Savassi [ônibus abaixoTel. 31 3227-6648. Sessões às 14h, 16h e 18h.

Na programação, predominam filmes centrados nos indivíduos: em suas subjetividades, sentimentos, ideias, conflitos familiares e dramas pessoais; refletindo uma tendência do documentário e da produção artística em todo o mundo.

Serão apresentadas 16 produções de 11 países: Argentina, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, EUA, França, Israel, Noruega, Polônia e Rússia, montando um painel multicultural de alta qualidade.

Destaque para duas produções brasileiras: Sentidos à flor da pele, de Evaldo Mocarzel e Pindorama, de Roberto Beliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare. Nelas, alguns dos principais diretores da atualidade lançam seu olhar sobre a questão da deficiência.

O Festival Assim Vivemos é bienal e teve sua primeira edição em 2003, no Rio de Janeiro e em Brasília, sempre com o patrocínio do Banco do Brasil. A partir de 2009, passou a acontecer também em São Paulo.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA. Esperamos vê-los no festival!

Sobre a acessibilidade:

§ Audiodescrição feita ao vivo por dois atores, transmitida para fones, em todas as sessões. Para saber mais, visite o site www.audiodescricao.com.br.

§ Legendas Closed Caption.

§ Acessos adaptados para cadeirantes.

§ Intérpretes de LIBRAS nos debates.

§ Catálogos em Braille.

PROGRAMAÇÃO BELO HORIZONTE – 15 A 21 DE OUTUBRO

 

Sexta

15

Sábado

16

Domingo

17

Segunda

18

Terça

19

Quarta

20

Quinta

21

 

14 h

Somos todos Daniel

Sentidos à flor da pele

Sheri e Paul + Corações

Mundo dos ingênuos + Jinok vai para a escola

Pindorama

Simon + Como você ousa?!

Vozes de El-Sayed

 

16 h

Mundo Asas

Vozes de El-Sayed

Simon + Como você ousa?!

Mundo Asas

Sentidos á flor da pele

Somos todos Daniel + Debate

Sou surdo e não

sabia

 

18 h

Pindorama

Sou surdo e não sabia

O voo da cegonha + Borovichok

Ofensas verbais + Omar, você aceita minha deficiência?

Sheri e Paul + Corações

Debate

Debate

 

SINOPSES DOS FILMES:

Somos todos Daniel (Dir. Jesse Heffring / Canadá / 92′):

No verão de 2007, estudantes da Escola Summit de Montreal, com deficiências intelectuais, emocionais e comportamentais, ensaiam uma complexa peça de teatro musical. A peça conta a jornada de um estudante com autismo que chega em uma nova escola. As belas e desajeitadas performances desses estudantes expõem uma profunda e perturbadora verdade. Eles não são diferentes de nós, não querem a nossa piedade, querem nos mostrar quem são, e ser compreendidos. O documentário acompanha os ensaios da peça, dando destaque a seis dos estudantes, seus pais e professores. Autismo, Aspergers, Síndrome de Down, TORCH Syndrome, A.D.D., suas manifestações e conseqüências são reveladas. Essa jornada, em que às vezes a ficção se mistura com a realidade, revela a beleza desse jovens, suas habilidades e o fascinante efeito de sua honestidade.

Mundo Asas (Dir. Leon Gieco, Sebastian Schindel, Fernando Molnar/Argentina/90′):

Este é um filme de estrada. Músicos, cantores, dançarinos e pintores; todos importantes artistas com diferentes capacidades e diferentes deficiências expressam suas visões de mundo, acompanhados pela voz, talento e experiência de Leon Gieco, numa turnê por várias cidades argentinas. Durante esse tempo, histórias de amor e relações humanas se revelam como prova de que a integração é possível. Uma maravilhosa experiência musical sobre superação de dificuldades e amor, que começa por nomear e reconhecer as pessoas por suas capacidades.

Pindorama (Dir. Roberto Beliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare / Brasil / 81′):

Uma família de circo como outra qualquer, que mora, vive e trabalha numa casa que anda. Assim é a vida de Charles, Zuleide, Gilberto, Cleide, Rogério, Claudio e Lobão, sete anões irmãos, descendentes do mítico palhaço Pindoba, “o menor e mais engraçado palhaço do mundo”. Juntos, eles formam o circo Pindorama, uma trupe que circula pelo sertão nordestino, despejando alegria, risos, nos dando aula de fraternidade e conquistando os corações do Brasil.

Sentidos à flor da pele (Dir. Evaldo Mocarzel / Brasil / 80′):

Sentidos à Flor da Pele acompanha a rotina de vida de pessoas com deficiência visual que atuam de modo nada convencional no mercado de trabalho. Vivemos em um mundo cada vez mais dominado por imagens. A perda parcial ou total da visão promove um aprofundamento na fruição dos outros sentidos, que se tornam muito mais aguçados. O tema principal do filme são as capacidades, habilidades, inúmeras possibilidades de inclusão, também estímulos, compreensão e a luta contra todo tipo de preconceito.

Vozes de El-Sayed (Dir. Oded Adomi Leshem / Israel / 75′):

No pitoresco deserto israelense de Negev encontra-se a aldeia beduína de El-Sayed, que possui o maior percentual de pessoas surdas do mundo. Lá, ninguém usa prótese auditiva, porque em El-Sayed a surdez não é considerada uma deficiência. Através das gerações, foi se desenvolvendo uma língua de sinais única, fazendo desta a língua mais usada nessa rara sociedade que aceita a surdez como algo tão natural quanto a vida. A tranqüilidade da aldeia é interrompida pela decisão tomada por Salim de mudar o destino de seu filho surdo e fazer dele um ouvinte por meio da operação de implante coclear.

Sou surdo e não sabia (Dir. Igor Ochronowicz / França / 70′):

Por vários anos, Sandrine não sabia que era surda. Surda de nascença, ela é filha de pais ouvintes. Chegou a freqüentar a escola regular, e lá se perguntava como os outros compreendiam o que a professora estava tentando transmitir. Como uma pessoa surda descobre que pessoas se comunicam através de sons, que o movimento dos lábios que eles vêem produz palavras e comunicação? Esse documentário olha para a questão a partir de dentro, pela perspectiva de Sandrine e sua história verídica. Paralelamente ao relato da autonomia conquistada com a Língua de Sinais, o filme levanta a discussão sobre a conveniência do implante coclear e da oralização de crianças surdas.

Sheri e Paul (Dir. Anthony Di Salvo / EUA / 11′):

Um casal faz reflexões pessoais sobre amor e casamento nesse singelo e tocante filme-retrato. Sheri Pearl e Paul Kiok, duas pessoas com deficiência intelectual, sentam em frente a câmera e, cada um a seu modo, falam com franqueza sobre seu relacionamento e os sentimentos que experimentam três meses depois de terem se casado.

Corações (Dir. Øyvind Sandberg / Noruega / 60’):

Uma movimentada e reflexiva história sobre Kåre Morten, um jovem com síndrome de Down, sua namorada e um amigo, também com Down. Kåre e Maybritt ficam noivos, para o desespero de sua mãe. Um dia, Maybritt descobre que Kåre Morten não está usando sua aliança… E se instala o conflito. O filme acompanha alguns dias da vida de Kåre, em seu trabalho, no cotidiano compartilhados com um amigo, que tem um temperamento diametralmente oposto ao seu, nos encontros com a namorada e nas difíceis conversas com sua mãe.

Simon (Dir. Régis Roinsard / França / 36′):

Simon, um rapaz tetraplégico de vinte e cinco anos, vive com sua mãe. Seus destinos parecem estar ligados para sempre: Simon quer sua independência tanto quanto a de sua mãe. Mas antes de conquistá-la, passa por algumas experiências um pouco radicais, como enfrentar, só com sua cadeira, a estrada perto de sua casa e estudar as estrelas de um modo inusitado.

Como você ousa?! (Dir. Lizka Assa e Uri Shin / Israel / 52′):

Nada poderia impedir Hanni de realizar seus sonhos, nem mesmo uma doença neurológica fatal com o diagnóstico de apenas mais dois anos de vida. Ela luta contra o sistema, supera as dificuldades financeiras e constrói uma nova carreira. O filme “Como você ousa?!” acompanha uma mulher forte e inspiradora em sua atribulada jornada, e mostra seu encontro com o físico Stephen Hawking, que foi atingido pela mesma doença. Ao longo dessa “segunda metade” de sua vida, duas magníficas surpresas deixam todos à sua volta perplexos e eufóricos.

Ofensas verbais (Dir. Jerry Smith / EUA / 26′):

Um grupo de ativistas com deficiência intelectual reagem ao uso da palavra “Celebretard”, um trocadilho que mistura “celebridade” com “retardado”, que um grupo de teatro de Mineápolis inadvertidamente inventou para batizar uma cerimônia supostamente positiva. O grupo dá voz a um grande número de cidadãos e discute questões de adequação de linguagem e direitos humanos.

Omar: Você aceita minha deficiência? (Dir. Rita Lalaou, Patrice Barrat / França / 54′):

Omar Koussih tem 19 anos e sofre de amiotrofia espinhal. Ele mora em Rabat, capital do Marrocos, com sua família, e usa a maior parte de seu tempo para escrever poemas. Na primavera de 2007, Omar escreveu para a TV Madmundo pedindo ajuda para promover os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assim se inicia a história do filme: “Omar: Você Aceita Minha Deficiência?” Educação, trabalho, acesso às necessidades do dia-a-dia… o filme trata de todos esses assuntos enquanto acompanha Omar em sua pesquisa pelo Marrocos, França, Japão e Estados Unidos. Nesse percurso, ele realiza um de seus sonhos: assiste ao vivo a um jogo do Barcelona em seu próprio estádio, e conhece pessoalmente alguns dos jogadores da equipe.

O vôo da cegonha (Dir. Laly Cataguases / Brasil / 15’):

Criança surda vê seu espaço ameaçado com a chegada do irmãozinho. Inspirado no filme “O bebê e a cegonha”, de 1911, de D. W. Griffith, precursor do cinema narrativo nos Estados Unidos.

Borovichok (Dir. Serguei Loukiantchikov Bielorrússia e Polônia / 52′):

Andreika nasceu com deficiência física e mental e sua mãe o abandonou num orfanato onde ele viveu por cinco anos. Depois disso, sua mãe o trouxe de volta para casa, onde ele é a sexta criança da família. Eles vivem em uma pequena aldeia da Bielorússia onde Andreika sente-se feliz agora.

Mundo dos ingênuos (Dir. Tofik Shakhverdiev / Rússia / 24′):

Esse filme compara e contrasta a noção de deficiência da Velha Rússia, a de que as pessoas com deficiência estavam perto de Deus, com uma realidade atual bem mais cruel: frequentemente, pessoas com Síndrome de Down não são permitidas na igreja. Por que a sociedade não esta pronta para aceita-los? Esse filme fala sobre pessoas ingênuas e gentis, que vivem num mundo paralelo, partindo, esteticamente, de um belíssimo quadro da Santa Ceia pintado com modelos com Síndrome de Down posando no lugar dos personagens bíblicos.

Jinok vai à escola (Dir. Jin-yeu KIM / Coréia do Sul / 54′):

O filme focaliza a vida da família de Jin-ok depois de se casar, dar a luz e criar sua filha Seo-kyoung. Fazer um documentário sobre o progresso de um único indivíduo é um processo lento que, nesse caso, permitiu ao diretor registrar a intimidade da vida do casal com sua filha. Jyn-ok, uma mãe típica que deseja educar bem sua filha, faz um esforço para se transformar numa corretora de seguros e uma conselheira para assuntos de violência sexual contra mulheres com deficiência. O documentário ajuda espectadores sem deficiência a se livrarem da piedade ou preconceito que possam ter em relação às pessoas com deficiência e dá a estas um estímulo ao mostrar a vida ativa de Jin-ok.

José Guilherme Castro

Ônibus

+ De Belo Horizonte

1170 Santa Lúcia: Mangabeiras (Pça. da Bandeira, av. Afonso Pena), Funcionários, av. Getúlio Vargas Savassi), av. do Contorno (Lourdes, Santo Antônio), av. Prudente de Morais, São Bento (av. Artur Bernardes), Santa Lúcia (av. Bento Simão, r. Laplace);

2004 Pilar via Olhos D’Água: Bandeirantes (av. Sicília, r. Palermo, av. Novara, av. Otacílio Negrão de Lima), av. Antônio Abraão Caram (UFMG), av. Pres. Antônio Carlos, Centro (av. Afonso Pena), av. João Pinheiro, pça. da Liberdade, Savassi (av. Cristóvão Colombo), av. Nsa. Sra. do Carmo, BH Shopping, Olhos D’Água, Pilar;

2103 Anchieta: Prado, Barro Preto (av. Augusto de Lima), Centro (r. São Paulo, av. Amazonas, av. Afonso Pena), Praça da Liberdade, Savassi, Carmo, Anchieta;

2104 Fac. Milton Campos: Nova Gameleira, av. Amazonas (Gameleira, CEFET-MG), Centro (av. Amazonas, av. Afonso Pena), Praça da Liberdade, Savassi, av. Nsa. Sra. do Carmo, BH Shopping, Fac. Milton Campos;

2150 Sion: Nova Granada, Grajaú, Gutierrez, av. do Contorno (ponto mais próx. à esq. da av. Prudente de Morais), Savassi, Sion;

2151 Serra: Vista Alegre (r. Independência); av. Amazonas (Gameleira, Nova Suíça, Barroca), av. do Contorno (Santo Agostinho – Assembléia Legislativa de MG, Santo Antônio, São Pedro), Savassi (av. Getúlio Vargas), Serra (r. do Ouro, r. Capivari); * somente dias úteis e sábados até às 16:00;

2152 Cruzeiro: Salgado Filho, Jardim América (av. Barão Homem de Melo), Barroca (av. Silva Lobo), r. Platina (Calafate, Prado, Fac. Estácio de Sá), av. Barbacena (Barro Preto, Santo Agostinho) Assembléia Legislativa de MG, Lourdes (av. Álvares Cabral, av. Bias Fortes), pça. da Liberdade, Savassi (av. Cristóvão Colombo), Cruzeiro;

2152 Salgado Filho – Cruzeiro: Salgado Filho, Jardim América (av. Barão Homem de Melo), Barroca (av. Silva Lobo), r. Platina (Calafate, Prado), av. Barbacena (Barro Preto, Santo Agostinho) Assembléia Legislativa de MG, Lourdes (av. Álvares Cabral, av. Bias Fortes), pça. da Liberdade, Savassi (av. Cristóvão Colombo), Cruzeiro, Anchieta;

3050 Hospitais: Estação Diamante, Via do Minério, Anel Rodoviário, BR-356, BH Shopping, av. Nsa. Sra. do Carmo, Savassi (r. Prof. Morais, av. Afonso Pena), Hospitais (av. Prof. Alfredo Balena, Santa Casa, av. Brasil), r. Rio Grande do Norte), …

3055 Savassi via BH Shopping: Estação Barreiro, av. Sinfrônio Brochado, av. Olinto Meireles, Via do Minério, Anel Rodoviário, BR-356, BH Shopping, av. Nsa. Sra. do Carmo, Savassi (r. Prof. Morais), av. Afonso Pena, pça. Tiradentes, r. Rio Grande do Norte, …

4032 Pça da Liberdade – Savassi: Shopping Del-Rey, Caiçara, Santo André, Bonfim, Lagoinha, Pça. 7, Pça da Liberdade, Savassi;

4034 Novo Dom Bosco: Novo Dom Bosco, Padre Eustáquio, Pça. 7, Savassi, Pça da Liberdade, av. Nsa. Sra. do Carmo;

4106 Santo Antônio: Pque. Riachuelo (r. Paranaíba), São Cristóvão (hosp. Belo Horizonte, Conj. IAPI), av. Pres. Antônio Carlos, Centro (av. Afonso Pena, av. João Pinheiro), Pça da Liberdade, Savassi (av. Cristóvão Colombo, av. Getúlio Vargas), Santo Antônio (r. Paulo Afonso);

4111 Anchieta: Dom Cabral, Coração Eucarístico, Padre Eustáquio, Pça. Raul Soares, Centro (av. Amazonas, av. Afonso Pena), Pça da Liberdade, Savassi, Carmo, Anchieta, Parque das Mangabeiras;

5101 Suzana – Cruzeiro: Suzana, V. Maria Virgínia, Anel Rodoviário, av. Pres. Antônio Carlos (viad. São Francisco, Hosp. Belo Horizonte, IAPI), Centro (Rodoviária, av. Afonso Pena), av. João Pinheiro, Praça da Liberdade, Funcionários (r. Cláudio Manoel, r. Piauí), Cruzeiro (r. Outono, r. Vitório Marçola, r. Oliveira, IBGE);

66 Estação Vilarinho-Savassi via Hospitais: Estação Vilarinho, via Cidade Administrativa, Venda Nova (R. Padre Pedro Pinto), Av. Cristiano Machado (Floramar, Heliópolis, Primeiro de Maio, B. São Paulo, Minas Shopping, Cidade Nova, B. da Graça), Floresta (Av. Silviano Brandão, r. Pouso Alegre, R. Itajubá, Av. Fco. Sales), Santa Efigênia (Santa Casa), Funcionários (Pça. Benjamim Guimarães), Rua Professor Moraes, 139 (ponto final);

8001A BH Shopping: Ana Lúcia, Santa Inês (av. Contagem), Boa Vista, Horto (r. Gustavo da Silveira), av. Silviano Brandão, Floresta, Centro (r. da Bahia, av. Afonso Pena, av. João Pinheiro), Pça. da Liberdade, Savassi, av. Nsa. Sra. do Carmo, BH Shopping;

8102 Sion: União, Cidade Nova, av. Cristiano Machado, Floresta, Centro (r. da Bahia), Pça. da Liberdade, Savassi, Carmo, Sion;

8106 BH Shopping via Belvedere: Santa Cruz (r. Ester de Lima, r. José Cleto), av. Cristiano Machado, Floresta (r. Jacuí), Centro (pça. da Estação, r. da Bahia, av. Afonso Pena), av. João Pinheiro, pça. da Liberdade, Savassi (av. Cristóvão Colombo), av. Nsa. Sra. do Carmo, Belvedere (av. Celso Porfírio Machado, av. Luiz Paulo Franco), BH Shopping;

8107 São Pedro: Concórdia, Floresta, r. da Bahia, Pça. da Liberdade, Savassi, São Pedro;

8108 Savassi: Cidade Nova, av. Cristiano Machado, Floresta (r. Jacuí), Centro (r. da Bahia), Pça. da Liberdade, Savassi;

9105 Sion: Nova Vista, Boa Vista, Horto, av. Silviano Brandão, Floresta, Centro (r. da Bahia), Pça. da Liberdade, Savassi, Carmo, Sion;

9106 Serra: Sagrada Família, Floresta, Centro (r. da Bahia, av. João Pinheiro), Pça. da Liberdade, Savassi, Carmo, Anchieta, Mangabeiras, Serra.

9250 Caetano Furquim: Nova Cintra, (pça. Cardeal Arcoverde), Marajó, Buritis (UNI-BH), av. Raja Gabaglia, BH Shopping, av. Nsa. Sra. do Carmo, Savassi (av. Getúlio Vargas), Funcionários (av. do Contorno), Santa Efigênia (Santa Casa, r. Niquelina), Pompéia, São Geraldo, Caetano Furquim;

9250 Nova Cintra: Caetano Furquim, São Geraldo, Pompéia, Santa Efigênia (r. Niquelina, Santa Casa), Funcionários (av. do Contorno), Pça. Milton Campos, av. Nsa. Sra. do Carmo, BH Shopping, av. Raja Gabaglia, Buritis (UNI-BH), Marajó, Nova Cintra (pça. Cardeal Arcoverde);

SC01 A: Circular Contorno via Rodoviária, Pça. da Estação, Floresta, Santa Efigênia, São Lucas, Pça. Milton Campos, Lourdes (ponto mais próx. à esq. da av. Prudente de Morais), Assembléia Legislativa de MG, Prado, Barro Preto, Rodoviária;

SC01 B: Circular Contorno via Rodoviária, Barro Preto, Prado, Lourdes, (ponto mais próx. à esq. da av. Prudente de Morais), Pça. Milton Campos, São Lucas, Santa Efigênia, Floresta, Rodoviária;

SC02A Circular: Santa Casa, Savassi, Assembléia Legislativa, Lourdes, Pça. 7, Pça. da Liberdade, Funcionários, Santa Casa;

SC02B Circular: Câmara Municipal, Santa Casa, Pça. da Liberdade, Pça. 7, Rodoviária, Lourdes, Assembléia Legislativa, Savassi, Santa Efigênia;

SC04A Circular: Santa Casa, Funcionários (av. Francisco Sales, av. Getúlio Vargas), Savassi, Praça da Liberdade, av. Bias Fortes, Centro (r. São Paulo, av. Paraná, Rodoviária, av. Stos. Dumont, av. dos Andradas), Santa Casa;

SC04B Circular: Santa Casa, Santa Efigênia (av. Prof. Alfredo Balena, al. Ezequiel Dias), Centro (av. dos Andradas, av. Santos Dumont, Rodoviária, av. Paraná, r Curitiba), Lourdes (av. Bias Fortes), Praça da Liberdade, Savassi (av. Cristóvão Colombo), Funcionários (av. do Contorno, av. Francisco Sales), Santa Casa;

+ Dos municípios do Eixo Sul da RMBH: *atualizar numeração

0002 Rio Acima – Belo Horizonte: Rodoviária de Rio Acima, pça Paulo Teixeira, r. Afonso Pena, MG-030, BH Shopping, Av. Nsa. Sra do Carmo, r. Prof. Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, av. do Contorno, entre r. Paulo de Frontim e r. 21 de Abril);

0003 Raposos – Belo Horizonte: Rodoviária de Raposos (r. Ernesto Cassirio da Silva), MG-030, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Prof. Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, av. do Contorno, r. Tupinambás, r. Rio Grande do Sul, entre r. Tupinambás e r. Carijós);

0004-1 São Sebastião das Águas Claras – Belo Horizonte: São Sebastião das Águas Claras (r. Campo da Costa, pc. c/ Alameda dos Vinháticos), estr. de São Sebastião das Águas Claras, BR-040, (Mutuca), BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, av. do Contorno, r. Paulo de Frontim, r. do Acre, r. Guarani, entre r. Caetés e r. Tupinambás);

0004-3 Retiro das Pedras – Belo Horizonte: Retiro das Pedras (r. Sólon), BR-040, (Mutuca), BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, entre r. Guaicurus e av. Oiapoque);

0004-4 Jardim Canadá – Belo Horizonte: Jardim Canadá (r. Yuri, r. Elizabeth, r. Paraíso, r. Natal, r. Labrador), BR-040, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, entre r. Guaicurus e av. Oiapoque);

0008-1 Casa Branca – Belo Horizonte: Casa Branca, Piedade de Paraopeba, BR-040, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, r. Oiapoque, av. do Contorno, r. Paulo de Frontim, r. Guarani, entre r. Caetés e r. Tupinambás);

0008-4 Morro do Chapéu: Centro de BH (r. Guarani, , Rua Tupinambás, Av. Afonso Pena, Rua Rio Grande do Norte, Av. Nossa Senhora do Carmo, BH Shopping, Olhos D’água, BR040, Jardim Canadá, Lagoa do Miguelão, Vale do Sol, Portaria do Morro do Chapéu;

0008-8 Casa Branca – Belo Horizonte via Serra do Rola-Moça: Casa Branca, av. A, est. de Piedade do Paraopeba, av. Casa Branca, Serra do Rola-Moça, BR-040, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, r. Oiapoque, av. do Contorno, r. Paulo de Frontim, r. Guarani, entre r. Caetés e r. Tupinambás);

0009 Suzana (Brumadinho) via Alphaville – Belo Horizonte: Suzana, Piedade do Paraopeba, BR-040, BR-356, Alphaville, BR-040, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, r. Oiapoque, av. do Contorno, r. Paulo de Frontim, r. Guarani, entre r. Caetés e r. Tupinambás);

0010-1 Nova Lima – Belo Horizonte: Nova Lima (Trevo da MG-030, av. José Bernardo de Barros, estádio do Bonfim , Centro de Nova Lima, Rosária, Retiro, av. Pres. Kennedy), MG-030, BR-040, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, r. Oiapoque, e. São Paulo);

0010-3 Nova Lima – Belo Horizonte: Nova Lima (Trevo da MG-030, av. José Bernardo de Barros), MG-030, BR-040, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, r. Oiapoque, e. São Paulo);

0010-4 Honório Bicalho (Nova Lima) – Belo Horizonte: Honório Bicalho, MG-030, BR-040, BH Shopping, av. Nsa. Sra do Carmo, r. Professor Morais, Centro de Belo Horizonte (av. Afonso Pena, r. Curitiba, r. Oiapoque, e. São Paulo).

Print Friendly, PDF & Email