Festa Tradicional no Quilombo de Pimentel 10, 11 e 12 de junho – Pedro Leopoldo – MG

01/06/2011

A comunidade Quilombola de Pimentel em Pedro Leopoldo, convida vossa senhoria a participar de sua tradicional festa em homenagem a São Geraldo nos dias 10, 11 e 12 de Junho de 2011. Essa festa é muito significativa para os descendentes da Comunidade de Pimentel por que é um momento também de reencontro e de rememoração dos laços familiares e de pertencimento. Na perspectiva da luta e do resgate histórico e cultural da Comunidade contaremos com o lançamento do livro “Zumbi de Palmares” do escritor e ativista do Movimento Negro brasileiro, Marcos Antônio Cardoso, editado pela Mazza Editora. Brindando-nos e abrilhantando a festa com a história e o contexto da luta quilombola brasileira, iniciada pelo Quilombo de Palmares e pela luta e saga de “Zumbi”, Zumbi de Palmares.

 

É importante ressaltar que a Comunidade não conta com nenhuma forma de financiamento ou de ajuda institucional para a realização da festa e que está aberta a todos que queiram e possam contribuir de alguma forma para com o almoço e o café que será servido às Guardas e aos convidados.

 

A Programação da festa busca de forma muito simples integrar os diferentes segmentos da Comunidade com a realização também de um culto ecumênico na parte da manhã. A unificação das lutas é de suma importância para o fortalecimento da Comunidade que faz um chamado também às Guardas de Congado da cidade e região para que venham prestigiar a festa.

 

A Comunidade aproveita a oportunidade para prestar uma singela homenagem à Graça Sabóia (falecida em fevereiro deste ano), quando de sua atuação como coordenadora da COMACON – Coordenadoria de Assuntos da Comunidade Negra de Belo Horizonte. Graça Sabóia contribuiu e incentivou a luta e o reconhecimento desta Comunidade de forma muito significativa demonstrando e explicitando seu compromisso com o povo negro.   

Segue em anexo a programação da festa.

 

Marcelo Eduardo Evaristo Ferreira

Presidente da Associação do Quilombo de Pimentel

Print Friendly, PDF & Email