Ferramenta digital vai mapear resistência da juventude negra de BH

10/06/2014

O Núcleo Conexões de Saberes da UFMG vai lançar, na próxima terça-feira, dia 10, o Mapa Digital da Resistência da Juventude Negra em Belo Horizonte. O evento, aberto ao público, terá início às 18h30, no auditório Professor Luiz Bicalho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Haverá roda de conversa entre representantes de coletivos juvenis negros da capital e da Região Metropolitana.

Fruto de pesquisas desenvolvidas pela equipe do Programa de Educação Tutorial – Conexões de Saberes (PET Conexões), a ação pretende conhecer e refletir as dinâmicas de desigualdade e resistência vivenciadas pela juventude negra, além de contribuir para o fortalecimento da luta contra o racismo e a desigualdade dentro e fora da UFMG.

“Trata-se de um mapa geográfico interativo da cidade de Belo Horizonte, que indica os locais de origem ou de encontros de jovens que têm se organizado em torno de temas como política, cultura e religião, como forma de enfrentamento à violência e ao preconceito”, explica a professora Cláudia Mayorga, coordenadora do Conexões e pró-reitora adjunta de Extensão.

Segundo ela, a ideia é que o instrumento funcione ainda como agente articulador, viabilizando o contato entre coletivos através da visibilidade no meio digital. “A plataforma possibilitará ao visitante descobrir onde estão os jovens organizados, quem são e quais os objetivos desses grupos”, finaliza. Já foram mapeados 17 grupos, e a expectativa é de que o mapa seja alimentado continuamente. O website do Mapa será divulgado em breve no blog do PET Conexões de Saberes.

Conexões
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes desenvolve atividades voltadas à formação acadêmica interdisciplinar e política de estudantes universitários negros e com trajetórias populares, como os beneficiários de ações afirmativas. Entre os temas abordados pelo grupo estão acesso à universidade pública, desigualdade de gêneros, contexto de periferias etc. Mais informações pelo telefone 3409-3806 e pelo email conexoesufmg@gmail.com.

Print Friendly, PDF & Email