Feijoada de Muiandê

01/09/2014

Quando recebemos o material de divulgação deste evento, ficamos felizes. Porque é sempre prazeroso notar que  as raízes da arte ainda atraem as pessoas para realizar e claro, para ser vista.  Outro fato relevante quanto a posição do negro no mundo pode ser associada à Feijoada de Muiandê, que acontecerá no dia 7 de setembro, a partir das 12, no NECUP, que fica entre o Prado e Padre Eustáquio. A festa contará com a Bateria Imperatriz, Samba do Nego Veio e Samba da Meia Noite.

Na última quinta-feira, 28 de agosto, aconteceu mais um ato lamentável de injúria racial e estádios de futebol. o goleiro Aranha do Santos foi xingado, vulgarizado com ditos de “macaco”, “preto imundo”, entre outras coisas “simpáticas”.  A Feijoada que é beneficente para ajudar nas obras do Terreiro de Candomblé Manzo Ngunzo Kaiango, em Santa Luzia. O local é mais do que uma manifestação religiosa. É  a representação firme de “aços de cultura, socialização, solidariedade e modos de vida daqueles que se encontram no entorno do candomblé de raiz angola, iniciados por Muiandê, juntamente com os familiares que construíram uma identidade marcada por suas tradições culturais”.

card-5 (1)

 

Temos certeza de que  a  luta diária da população, majoritariamente negra, ainda sofre de atos com grande repercussão. Porém, um mais doído e forte acontece quando vemos maus tratos velados, oportunidades sendo distribuídas de forma desigual.  Eventos como a Feijoada, congados e outras manifestações mostram a força de quem não se abate por injustiças.

O Terreiro está em Santa Luzia por uma dificuldade de manter suas atividades na antiga sede, no bairro de Santa Efigênia.  Cremos que essa dificuldade vai muito além de coisas financeiras ou de uso de espaços. Ainda uma uma ideia tola de como tratar manifestações tradicionais negras ou religiosas que fogem de um “padrão” vigente. A roda será um espetáculo de beleza e reafirmação de outra face da nossa cultura. Bem, o assunto é  par ser pensado sempre.  Já a roda, tem dia e hora para ser curtida.

-Nguidiá – Feijoada de Muiandê
Data: 07/09/2014- domingo
Local: NECUP – Núcleo de Estudos de Cultura Popular
Endereço: Av. Nossa Senhora de Fátima, 3312 – Prado – BH/MG
Horário: 12hs às 19hs
Ingresso: R$ 20,00 (com direito a feijoada – somente em dinheiro)
Atrações:
Samba do Nego Veio
Bateria Imperatriz
Samba da Meia Noite
Informações: 9155.6420

Print Friendly, PDF & Email