FALA TAMBOR comemora seus 10 anos com show no FIT

06/08/2010

 

O grupo o fará gravação ao vivo de seu primeiro DVD "Bate com a mão e sapateia com o pé: isto é Sambagolê", com o melhor do SAMBA de RODA de BH.
 
Na próxima segunda, dia 9 de agosto, às 23h30, o Fala Tambor, o primeiro grupo de samba de roda de Belo Horizonte e de MG, fará show especial no Espaço Cultural 104 (Praça Ruy Barbosa, em frente à Praça da Estação), dentro da programação “Mostra Movimentos Urbanos”, da 10ª edição do FIT (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua). No show serão comemorados os 10 anos de (r)existência do FALA TAMBOR e acontecerá a gravação, ao vivo, do primeiro DVD do grupo, intitulado "Bate com a mão e sapateia com o pé: isto é Sambagolê".Nesse show, composto por 10 músicas de autoria própria, os cantores, percussionistas e bailarinas da trupe darão vida ao genuíno SAMBA DE RODA, estabelecendo com o público uma parceria lúdica e poética na interpretação de sua obra autoral, que reúne música, canto e dança afro-brasileira.
 
O QUE é FALA TAMBOR: Criado em 2000 pelo músico, compositor, percussionista belohorizontino Carlinhos de Oxossi, o FALA TAMBOR é composto por um corpo cênico, vocal e percussivo de 12 pessoas, responsáveis por leituras, criações e recriações contemporâneas dos ritmos afro a partir da influência da cultura Bantu, de matriz africana. A "Reverencia" ao povo Bantu se dá na musicalidade afro descendente, por meio da leitura corporal do corpo de baile, sua interatividade com o jogo cênico e diversidade rítmica das canções musicadas exclusivamente para tambores, retomam o diálogo com os batuques das senzalas e quilombos. Ritmos variados, como o quebra-cabloco, cabula, monjolo, congo, arrebate, rebate e barra-vento integram o repertório musical do grupo. Através de cantigas e ritmos percussivos acontece um resgate cultural da trajetória do povo africano e toda sua herança musical que influencia o Brasil. Em seus 10 anos de atuação, o FALA TAMBOR criou um acervo de mais de 90 composições próprias, “recebidas” por Carlinhos de Oxossi – que é ogan de camdomblé (responsável pelos tambores dos rituais religiosos)- através de intuições espirituais. O grupo produz o mais genuíno samba de roda das Minas Gerais, de forma interativa e inovadora, por isso, foram registrados em 2004, pela Fundação Municipal de Cultura, como “bem cultural imaterial afro-brasileiro”. Formação: Carlinhos de Oxossi (cantor, compositor e diretor musical), Beto Roco, Bruno Nigri, Bonfim Bahia, Célio Gibi (percussionistas), Ágatha Flora, Cidade, Izabela Miranda e Rita Silva (bailarinas e coro) e Telma Gomes (produção).
 
Gravação do DVD "Bate com a mão e sapateia com o pé: isto é Sambagolê": A produção desse DVD está sendo realizada através de parceria cultural com as produtoras ATOS Central de Imagens e Afirma Criação Audiovisual. A proposta principal desse produto cultural é registrar, preservar valorizar e difundir a história do genuíno samba de roda em MG, pois, apesar de fazer grande sucesso com seu público cativo, ainda é pouco conhecido/difundido pela grande mídia.
 
SERVIÇO: EVENTO: Show de 10 anos do grupo FALA TAMBOR /Gravação DVD – AO VIVO
DATA: 9 de agosto, segunda. HORARIO: 23h30

LOCAL:Espaço Cultural 104 (Praça Ruy Barbosa, em frente à Praça da Estação),

Print Friendly, PDF & Email