Exposição Yalorixás do século XXI destaca lideranças femininas do candomblé

11/01/2012

A partir desta segunda-feira, dia 09 de janeiro, no foyer da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, o público poderá conferir a exposição Yalorixás do Século XXI. A mostra, do fotógrafo Alberto Lima, apresenta um olhar peculiar sobre as lideranças femininas da religiosidade matriz africana na Bahia. A visitação é gratuita.
Por meio da pesquisa etnográfica, as lentes do fotógrafo Alberto Lima registram mulheres de santo baianas, bem como a diversidade e exuberância da tradição de agregar funções como a de educadora, rezadeira, costureira, produtora de moda e guardiã dos segredos da formação cultural dessas comunidades. A exposição Yalorixás do Século XXI contribui para disseminar os valores da cultura africana e encerra-se no dia 31 de janeiro.
Papercraft – O espaço Vão do foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) recebe a exposição A arte do Papercraft, com trabalhos feitos em papercraft, unindo a arte de moldar objetos com a utilização de papel. O visitante pode conferir os trabalhos, que variam de miniatura realista em detalhes de animais a castelos, no período de 20 de janeiro a 15 de março, das 8h30 às 21h.
Além da visita aos diversos setores do prédio da Biblioteca Pública, localizado nos Barris, os leitores podem adquirir mais informações sobre a história e cultura da Bahia por meio da exposição virtual, realizada mensalmente pela unidade, enviada para os endereços eletrônicos dos freqüentadores.  Em janeiro o tema será Feira de Água de Meninos, e o interessado que deseje conhece a exposição basta enviar e-mail (bpeb.sae@gmail.com).
SERVIÇO
O quê – Exposiçãos na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Destaque: Yalorixás do Século XXI, de Alberto Lima.
Onde – Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) / Rua General Labatut, 27, Barris.
Quando: De 09 de janeiro a 31 de janeiro, de segunda a sexta, das 08h30 às 21h; sábado, das 8h30 às 12h; e domingo, das 10h às 16h.
Site – www.bibliotecapublicafpc.blogspot.com
Contato: (71) 3117-6078

Print Friendly, PDF & Email