Exposição Timbira

19/05/2014

Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Pënxwyj Hëmpejxà convida todos para a abertura da exposição PaízTimbira a ser realizada em Carolina – MA no dia 19 de maio às 18:00h no espaço do CETECMA – Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão. A exposição é uma realização conjunta com o CTI e contou com a  parceria daAssociação Wyty-Catë dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins e da Funai.   
Apesar de enormes perdas territoriais e populacionais, os Timbira continuam fazendo jus às descrições de Gonçalves Dias quanto a sua resistência, dignidade e altivez que décadas e décadas de preconceitos e políticas colonialistas não foram capazes de dobrar e submeter.
A história (indígena) da região é desconhecida  conhecer a realidade atual dos Timbira e seu modo de vida é uma maneira de modificar a relação existente entre estes mundos.  Esta exposição, a projeção do filme Festa para Txopete a oferta de palestras para os alunos das escolas públicas, busca recolocar a relação com os Timbira em outro patamar, lançando algumas pontes entre os dois mundos, propondo e incentivando o diálogo intercultural.  
A exposição permanece em Carolina até o final de julho, quando deverá percorrer outras cidades do entorno das demais Terras Timbira.
A exposição é patrocinada pelo Programa de Cultura Banco Nordeste/ BNDES.
Print Friendly, PDF & Email