Exposição revela costumes dos povos indígenas

26/10/2010

A mostra cultural “Nhenhenhem – Indígenas do Vale” retrata costumes e curiosidades de duas importantes tribos do Vale do Paraíba, a Jê e a Tupi, para mostrar como a cultura indígena influencia na construção da identidade brasileira. A exposição, que é gratuita, começa no dia 26 de outubro

 

Todo índio dorme em rede e é guerreiro? O que a peteca e o aipim têm a ver com a nossa identidade? Os povos indígens do Brasil falam a mesma língua? Muita gente ainda desconhece completamente a cultura dos povos indígenas brasileiros, tão presente em nossas raízes culturais. Por conta disso, a cidade paulista de Jacareí realiza, a partir de 26 de outubro, a exposição “Nhenhenhem – Indígenas do Vale”

A mostra conta com um série de objetos e textos que ajudam a desvendar várias curiosidades e costumes de dois importantes povos indígenas que habitaram a região do Vale do Paraíba: os e os Tupi. Ao mostrar que cada tribo tem hábitos característicos, a exposição pretende despertar nos visitantes a vontade de saber mais sobre cada uma delas e, ainda, o senso de respeito pela diversidade cultural

Três salas compõem a exposição. A primeira mostra uma série de objetos e alimentos característicos da cultura dos dois povos indígenas, enquanto a segunda revela curiosidades geográficas e linguísticas das tribos, como por exemplo o fato de que existem 180 línguas no Brasil – a maioria influenciada pela cultura dos índios. A terceira e última sala reúne objetos artesanais criados pelos índios a partir de matérias-primas naturais, como a palha. 

A exposição conta, ainda, com uma sala de estudos – em que os professores podem ministrar palestras ou promover dinâmicas com seus alunos – e permite o acesso a toda a bibliografia usada pelos organizados do evento para produzir a mostra. 

A “Nhenhenhem – Indígenas do Vale” é gratuita e faz parte do projeto “Construção da identidade cultural no Vale do Paraíba” – organizado pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e pela Secretaria Municipal de Educação –, que pretende promover uma série de atividades no Vale do Paraíba que retratem as diferentes influências culturais que indígenas, negros e europeus trouxeram para a identidade da região. 

Exposição “Nhenhenhem – Indígenas do Vale”
Data: 26 de novembro a maio de 2011 
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Endereço: R. XV de Novembro, nº 143, Centro – São Paulo/SP
Mais informações pelo telefone (12) 3953-3574

Print Friendly, PDF & Email