Exposição mostra que Cultura Terena existe e resiste

31/07/2012

O projeto “Vucapanávo – “vamos em frente", apresenta nos dias 7 a 11 de agosto a exposição Vukápanavo, que agrega fotografias e vídeos, na sede da Gerência de Cultura de Aquidauana – MS. Algumas escolas do município de Aquidauana também receberão esta exposição, que é patrocinada pela Petrobras e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. 
 
A exposição conta com 25 fotografias e cinco vídeos e tem a curadoria de Téo Miranda e Naine Terena, que também coordena o projeto. Os materiais foram feitos por 30 professores das aldeias Limão Verde/Córrego Seco, Bananal, Ipegue, Lagoinha e Água Branca, na região do município de Aquidauana (MS). 
 
As fotos e vídeos destacam aspectos culturais Terena, sob o ponto de vista dos professores participantes das Oficinas. Cada grupo de professores escolheu um tema e trabalharam fotos e vídeos a partir deles. 
 
Foram escolhidos como temas: as ervas medicinais, as residências tradicionais, produção de artefatos e artesanatos, as tecnologias presentes nas comunidades Terena e as oficinas e sua importância para os professores.


 “O processo que nos leva a este projeto iniciou-se através do apoio do da Petrobras e do Ministério da Cultura, a partir do áudio documentário Quem chorará por nós, realizado em projeto anterior’, finaliza ela. Como resultado final do projeto serão produzidos DVD’s com os vídeos realizados pelos professores, que serão distribuídos gratuitamente para os participantes e instituições públicas divulgadores da cultura Terena.


O projeto "Vucapanávo – Vamos em frente" foi um dos selecionados do Petrobras Cultural, edição 2010/2011.




Serviços:


Exposição


Abertura: 7 de agosto, às 19h


Período: 7 a 11 de agosto


Horários: Manhã: 09 às 12h


                Tarde: 14h30 às 19h


         


Local: Fundação de Cultura de Aquidauana


Rua Teodoro Rondon, 765 – Centro – Aquidauana
Print Friendly, PDF & Email