Exposição fotográfica revela a cultura dos povos indígenas do norte do Brasil‏

07/11/2012

Durante uma viagem de quinze dias pela Amazônia em agosto de 2011, o grupo Mawaca e os fotógrafos Eduardo Vessoni e Eduardo Pimenta entraram em contato com diferentes povos indígenas. São eles: Paiter Suruí, Ikolen-Gavião, Zoró e Karitiana de Rondônia, os Huni-Kuin mais conhecidos como Kaxinawá, do Acre, e, do Amazonas, os Kambeba (Omágua) e um grupo de remanescentes Tuyuka, Tukano, Desana que se juntaram e criaram a Comunidade Bayaroá, que vive próxima a Manaus.

Esse intercâmbio cultural regado à música gerou diversas imagens registradas pelos dois artistas. Eles captaram o cotidiano e a cultura de cada povo através de fotografias que mostram um pouco de suas peculiaridades, como cocares, pinturas corporais e instrumentos musicais típicos.

O trabalho resultou na exposição “Cantos da Floresta”, instalada no hall de entrada do Teatro Anhembi Morumbi. Além de oferecer uma oportunidade para conhecer melhor a cultura indígena do norte do país, há uma boa causa por trás do projeto. A renda obtida com a venda das fotos será em prol dos Guarani Kaiowá, que vivem uma situação dramática no Mato Grosso do Sul.

Na próxima quinta-feira (8), haverá o encerramento da exposição e às 21h uma apresentação do grupo Mawca – cuja bilheteria também será em prol dos índios Guarani Kaiowá.

Cantos da Floresta
Teatro Anhembi – Morumbi
Rua Dr. Almeida Lima, 1176 – Mooca
De terça a domingo das 14h às 19h, em dias de espetáculo das 14h até o início do mesmo.
Tel: 11 2872-1457 / 11 2872-1458
Entrada gratuita
Mais informações sobre o show do Mawaca: www.teatroanhembimorumbi.com.br/programacao.php

Print Friendly, PDF & Email