“Exposição apresenta cores e diversidade do Rio São Francisco”

11/04/2014

Velho Chico: Olhares Sobre o Rio reúne 58 fotografias que mostram a natureza, cultura, história e a economia nas cidades banhadas pelo rio

por Xandra Stefanel, especial para a RBA

Natureza exuberante, agricultura familiar, transposição, diversão, sustento, história, costumes ribeirinhos e quilombolas. A exposição Velho Chico: Olhares Sobre o Rio, que abre amanhã na Tenda Cultural Ortega y Gasset, na Cidade Universitária, apresenta as várias facetas do Rio São Francisco. A coletiva é composta por 58 imagens feitas por 19 fotógrafos de 1983 a 2013, em cinco estados e várias cidades banhadas pelo rio.

Idealizada pelo fotógrafo e professor de Psicologia da USP, Lineu Kohatsu, a exposição propõe uma reflexão sobre as transformações ocorridas na região, que vão além da polêmica transposição e que envolvem sobretudo discussões sobre os projetos de desenvolvimento e a preservação ambiental. As imagens foram selecionadas a partir do acervo do Projeto Fotobrasilis, uma agência fotográfica criada por Juca Martins que tem como principal proposta a documentação geográfica, cultural, social, ambiental e econômica do Brasil.

“Escolhemos as imagens com o intuito de criar uma história sobre o Rio São Francisco. Eu, o Lineu e o Juca abrimos o Google Earth, fizemos o trajeto do rio – que tem mais de 2.800 quilômetros de extensão – e fomos vendo cada cidadezinha banhada por ele. Nem sempre o rio aparece, mas fizemos conexões para mostrar que aquilo que está na imagem tem a ver com ele. Um exemplo é a irrigação para o plantio de uva, que só é possível por causa de suas águas,” afirma Marcia Minillo, curadora da exposição e integrante do Projeto Fotobrasilis.

Para a curadora, o que mais chama a atenção na exposição é a diversidade que existe nas cidades banhadas pelo Velho Chico. “Muitas vezes a gente nem imagina quanta diversidade tem no entorno do rio: as comunidades quilombolas, a irrigação na agricultura, os ribeirinhos, o pessoal praticando caiaque… São fotos muito coloridas e isso dá um efeito interessante para o olhar”, completa.

Além de imagens de Juca Martins, de Marcia Minillo e de Lineu Kohatsu, Velho Chico: Olhares Sobre o Rio apresenta fotografias de Adriano Gambarini, Alberto Viana, Alexandro Auler, Alf Riberio, Eduardo Lima, Flávio Bacelar, Humberto Pimentel, Ilana Lansky, João Machado, João Roberto Ripper, Odair Oliveira, Olício Pelosi, Rogério Reis, Thaís Falcão, Ubirajara Machado e de Zig Koch. A visita será aberta ao público de 8 a 25 de abril.

Foto de João Roberto Ripper

Foto de João Roberto Ripper

 Foto de Ubirajara Machado

Foto de Ubirajara Machado

Foto de João Machado

Foto de João Machado

Foto de Alberto Viana

Foto de Alberto Viana

Foto de Ilana Lansky

Foto de Ilana Lansky

Velho Chico: Olhares Sobre o Rio
Abertura: segunda-feira, 7 de abril, às 19h
Visitação: de 8 a 25 de abril, das 10h às 19h
Onde: Tenda Cultural Ortega y Gasset – Rua do Anfiteatro, s/n (Praça do Relógio), Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 3091-1933/ 3091-1778

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Print Friendly, PDF & Email