Pesquisadores lançam Atlas do Pernambuco Indígena

24/01/2023

Portal reúne cartografias e textos com informações sobre povos indígenas. O lançamento será no dia 27 de janeiro, com uma roda de debate no Museu do Estado de Pernambuco
Confira as informações completas: https://bityli.com/9E0UQ

Com o objetivo de contribuir com os esforços de visibilização dos povos indígenas, os antropólogos/as e pesquisadores/as Estêvão Martins Palitot (LAPA/UFPB) e Lara Erendira de Andrade (NEPE/UFPE) idealizaram o projeto Atlas do Pernambuco Indígena [https://www.atlasindigena.org/] que reúne informações sobre a temática em formato de mapas e textos. O conteúdo foi organizado com o intuito de alcançar um público amplo e não especializado.

O portal será lançado em evento no dia 27 de janeiro, a partir das 13h, no auditório do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). O acesso ao evento é gratuito. O projeto teve o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secult, Governo de Pernambuco.

PROJETO – O Atlas trata dos povos indígenas desde o período colonial até a contemporaneidade. É possível encontrar a leitura de documentos históricos sobre conflitos e localização de aldeamentos no período da ocupação holandesa, por exemplo; passando por um estudo sobre a da prática do ritual da jurema; chegando na contemporaneidade com a localização dos indígenas a partir do Censo e as atuais reivindicações de direitos territoriais em Pernambuco e no Nordeste.

Ele está organizado em postagens compostas de textos, imagens e mapas georeferenciados interativos, divididas em duas seções. Na seção Cartografias estão textos mais curtos que acompanham a leitura dos mapas, são reflexões panorâmicas e com referências a outros trabalhos para aprofundar os conhecimentos. Já a seção Artigos conta com publicações que são frutos de pesquisas mais elaboradas, realizadas pela equipe do projeto e por pesquisadores/as convidados/as.

Serviço
Lançamento do projeto Atlas do Pernambuco Indígena – https://www.atlasindigena.org/
Data: 27 de janeiro, das 13h às 17h
Local: auditório do Museu do Estado de Pernambuco – Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife.
Acesso gratuito

Print Friendly, PDF & Email