até 25/11: Inscrições para partircipar do: írókò: Formação em Ecologias Afrodiaspóricas

12/11/2021

*ÌRÓKÒ – Formação em Ecologias Afrodiaspóricas*
🗓️ *Inscrições : 11 a 25 de novembro*
📝 *Link para inscrições programação completa: https://abre.ai/iroko* (também disponível na bio)
📧 *Contato:*
*kaipora.ibirite@uemg.br*
🌵 As folhas, animais e outros seres que migraram para as américas durante a diáspora dos povos africanos, escravizados durante séculos, estabeleceram aqui novas relações e alianças que forjaram a base da vida, resistência e luta dos quilombos e terreiros. Em tempos de crise climática e diante da devastação gerada pelo avanço do capitalismo é urgente o cultivo de ecologias afrodiaspóricas constituídas por outras formas de relação e formas de coabitar o mundo.
🌿 Ìrókò – Formação em Ecologias Afrodiaspóricas tem como objetivo evidenciar o protagonismo dos povos tradicionais de matriz africana nas lutas ambientais e a diversidade de ecologias produzidas a partir das alianças entre gentes, folhas, orixás, nkises, voduns, santos, encantados, pedras, águas e demais seres que habitam seus mundos.
🍀 Ìrókò é orixá do candomblé Keto, geralmente associado à gameleira branca. Essa energia também está presente no Jeje, como o vodum Lôko e na tradição Banto, como Tempo. Ìrókò também é a ligação entre o Àiyé e o Òrun. Portanto, Ìrókò manifesta nosso desejo de encantar novamente o mundo, de sermos capazes de regenerar e cuidar da terra, despertando o axé que habita em tudo que vive.
🍃 Ao nos aproximar dessas ecologias, poderemos cultivar em nós outras formas de pensar e agir frente a crise ambiental, que, ao fim e ao cabo, é a expressão atual da máquina de morte colonial que ao longo dos últimos cinco séculos silenciou os saberes, memórias e mundos afroameríndios.
🍂 *Serão 16 encontros distribuídos em quatro eixos. Vamos catar, quinar e cantar folhas vindas de várias partes do país. Folhas que nos ensinam sobre as lutas e as ecologias dos quilombos e dos terreiros. Folhas que nos ensinam sobre outras formas de educar, habitar, cuidar e fazer política.*
🌴 *A participação na Formação é livre e a aberta a todas e todos que queiram espalhar outras folhas por esse mundo.
Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "kaipora.uemg NOV. 2021 AJUN. 2022 16ENCONTROS, SEXTAS-FEIRAS, DE 19:00 ÀS 21:00 CARGA HORÁRIA 32H EMISSÃO DE CERTIFICADO ÃRÓKÃ FORMAÇÃO EM ECOLOGIAS AFRODIASPÓRICAS INSCRIÇÕES GRATUITAS CICLO1 CATAR FOLHAS (2021,NOV,DEZ.] CICLO2 QUINAR FOLHAS [2022, FEV.] CICLO 3- ENCANTAR FOLHAS [2022, MAR., ABR.] TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE KAIPORA UEMG CICLO OUTRAS FOLHAS [2022, MAI, JUN.] FONSAN POTMA kaipora laboratório detudo bioculturais UEMG"
Print Friendly, PDF & Email