A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) está com inscrições abertas para o seu Prêmio de Fotografa para Povos Indígenas e Jovens da Comunidade Local.

Com o tema ‘Mudança Climática e Ação Climática: A Mãe Terra através de nossas lentes’, o concurso está aberto para jovens de até 30 anos que podem se inscrever até 22 de janeiro de 2022.

Legenda: O concurso visa celebrar e divulgar amplamente a criatividade dos jovens indígenas e das comunidades locais
Foto: © OMPI

Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) está com inscrições abertas para o seu Prêmio de Fotografa para Povos Indígenas e Jovens da Comunidade Local. O concurso visa celebrar e divulgar amplamente a criatividade dos jovens indígenas e das comunidades locais, bem como aumentar sua conscientização sobre como os direitos autorais podem ser usados para proteger sua criatividade expressa nas fotografias.

O tema deste ano é ‘Mudança Climática e Ação Climática: A Mãe Terra através de nossas lentes’. O objetivo é encorajar os jovens indígenas e da comunidade local a se expressarem sobre esta questão de grande significado global.

O Prêmio OMPI de Fotografia foi elaborado em consulta com um Conselho Consultivo, composto por membros de povos indígenas e comunidades locais, bem como membros de organizações, governos e indivíduos que trabalham nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade, fotografia, propriedade intelectual, mídia e empreendedorismo.

Jovens de até 30 anos podem se inscrever até o dia 22 de janeiro de 2022. As fotos devem ilustrar o impacto das mudanças climáticas em suas comunidades, biodiversidade e meio ambiente; e/ou práticas, incluindo aquelas baseadas em conhecimento indígena e tradicional, ou ações climáticas que permitem que sua comunidade se adapte ou mitigue o impacto das mudanças climáticas.

Para se inscrever, é preciso enviar uma foto original, com um pequeno vídeo ou texto que explique como a fotografia se relaciona e expressa seus sentimentos sobre o tema. Além disso, é preciso anexar um título para foto, bem como um breve perfil pessoal sobre o autor da foto e sobre os povos indígenas ou comunidade local à qual ele pertence, incluindo a forma como está envolvido em sua comunidade. Esses materiais devem ser preparados em árabe, chinês, inglês, francês, português, russo ou espanhol.

Os vencedores receberão prêmios em equipamentos fotográficos, treinamentos, mentorias e terão suas fotos publicadas no site da OMPI e em outros canais.

Para se inscrever, acesse o formulário aqui.