ES – Amanhã, às 09:00 horas, manifestação contra a ação policial em Aracruz!

30/05/2011

Por motivo da agressão sofrida pelos moradores da Barra do Riacho/Aracruz, em que a Polícia Militar do estado do Espírito Santo expulsou famílias compostas por trabalhadores, crianças e idosos que habitavam o Bairro Nova Esperança, convidamos a TODOS para o Ato Público em defesa dos Direitos Humanos e pelo Direito à Moradia, que acontecerá amanhã, às 09:00 horas, com saída da escadaria do Palácio Anchieta até o Palácio da Fonte Grande.

Este Ato Público está sendo organizado por docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFES, entidades de Direitos Humanos, Sindicatos e Movimentos Sociais.

 Levem no dia do ATO instrumentos de barulho (apitos, megafones etc) e faixas e bandeiras de suas entidades.

– Caso seja possível: faixas e cartazes confeccionados para usar no ATO.

SOBRE O CASO DE NOVA ESPERANÇA

Para retirar 330 famílias do loteamento Nova Esperança, no distrito de Barra do Riacho, no município de Aracruz (ES), a Polícia Militar (PM) realizou uma operação de guerra quarta-feira (18).

Foram mobilizados cerca de 400 policiais da Rondas Ostensivas Táticas Motorizada (Rotam), do Grupo de Apoio Operacional (Gao) e do Batalhão de Missões Especiais (BME). Usaram helicóptero, cavalaria, cachorros, tratores, bomba de gás, tiros de borracha e muita violência física e moral.

Assim, cerca de 1,6 mil ficaram desabrigadas e, agora, estão alojadas em locais improvisados, como escolas pública. (Jornal BRASIL DE FATO, 20/05/2011).

Vídeo da ação policial: http://www.youtube.com/watch?v=DQ7gM8rpzxU&feature=share

watch?v=DQ7gM8rpzxU&feature=share

Reportagem TV: http://www.youtube.com/watch?v=54nRWz7CPR8

watch?v=54nRWz7CPR8

outra reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=54nRWz7CPR8

watch?v=54nRWz7CPR8

vídeo para mobilização internacional: http://www.youtube.com/watch?v=4QK7DyXdMP0

watch?v=4QK7DyXdMP0

Várias entidades e movimentos sociais manifestaram seu repúdio ao ocorrido em Aracruz. Os manifestos e notas de repúdio podem ser conferidas no blog http://mtl-es.blogspot.com/ . Lá também é possível acompanhar a situação atual das famílias desalojadas e desabrigadas.

http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress.com

Print Friendly, PDF & Email