Em Minas, movimentos feministas e sociais preparam grande ato no Dia Internacional da Mulher

23/02/2012

Este ano, o 8 de março será marcado por um grande ato em Belo Horizonte, unificando movimentos feministas e sociais da capital e do interior. As entidades que participam da organização fecharam, esta semana, os eixos e o horário do ato, que será no próprio dia 8, quinta-feira, com concentração às 15h, na região central da cidade (local ainda a definir). 

A manifestação irá tocar em três grandes temáticas: Violência, que engloba a violência de gênero, mas também a violência institucional contra os movimentos sociais, afetando especialmente as mulheres e suas famílias; a luta pela Educação Infantil, que exige a universalização das creches públicas e a valorização das educadoras; com o lema "Nosso corpo nos pertence", as feministas irão abordar também a luta pela descriminalização e legalização do aborto, que é a 4 causa de morte feminina no Brasil. 

É consenso entre os movimentos que o ato terá um caráter classista e de forte crítica ao capitalismo, que utiliza a opressão da mulher para explorar e obter mais lucros. Além disso, as manifestantes irão exigir dos governos municipal, estadual e federal políticas efetivas para acabar com a violência sexista e melhorar as condições de vida da mulher trabalhadora e sua família.


Compõem a organização do ato, em MG: Marcha Mundial de Mulheres, Movimento Mulheres em Luta/CSP-Conlutas, MST, Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Via Campesina, Associação Lésbica de Minas Gerais, Rede Feminista de Saúde, CUT-MG, Sind-Rede/BH, Quilombo Raça e Classe, Assembleia Nacional de Estudantes Livre, entre outras organizações.
 A próxima reunião de preparação será dia 27, segunda-feira, às 18h30, no Sind-Rede/BH (Av. Amazonas, 491 – 10 andar). Estão todas convocadas!

 
"Nada causa mais horror à ordem do que mulheres que lutam e sonham" (José Martí)
Print Friendly, PDF & Email