Dourados, MS – IV Seminário Racismo e Antirracismo

10/06/2011

O Seminário Racismo e Antirracismo é um projeto de extensão realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados, que busca dialogar com os educadores de Dourados e região sobre o papel importante das escolas para acabar com os preconceitos raciais.

A quarta edição do evento foi realizada nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2011 e contou com grande presença dos professores da rede pública de Dourados e ainda com muitos acadêmicos das Licenciaturas e de cursos de Pedagogia.

Esse público assistiu a duas palestras, uma sobre Racismo Ambiental e outra sobre Estética e Racismo. O Seminário ainda ofereceu um minicurso sobre Arte Africana e outro sobre o Desafio profissional: compreender o outro para ensinar, com a professora Edilaine Fernandes Moraes da escola indígena Tengatui Marangatu.

 

Com um público de mais de 200 professores e acadêmicos, o evento tem se consolidado como espaço de reflexão e tende a contribuir muito para uma mudança na educação infantil, básica e de Ensino Médio no que se refere à inclusão de conteúdos e pedagogias que valorizem os povos negros e indígenas.

http://www.ufgd.edu.br

Print Friendly, PDF & Email