Dia da Consciência Negra fórum internacional Ufrb Cruz das Almas Bahia

19/11/2013

No Dia Nacional da Consciência Negra, na próxima quarta-feira, 20, será realizada a cerimônia de abertura do II Fórum Internacional 20 de Novembro, realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), em Cruz das Almas, a 146 km de Salvador. O evento, que conta com extensa programação acadêmica e artística, além de shows gratuitos, será aberto às 9h e vai até o dia 22.



Simultaneamente, ocorre a a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos.



Para o primeiro dia, estão programados debates e oficinas sobre temas como Música e Artes Negras, Saberes e Práticas de Saúde, Culturas Digitais e Mídia, além de Historiografia e Filosofia Negras. O dia será encerrado com um show da banda percussiva feminina Didá.



No segundo dia, às 10h30, haverá exibição do documentário Raça, mais recente produção do cineasta e pesquisador Joelzito Araújo, que estará presente para um bate papo com o público, logo após a exibição. Os debates serão em torno da Educação e Relações Étnico-Raciais, Racismo Institucional e a Questão Quilombola.



Uma mesa reunirá lideranças de comunidades remanescentes de quilombo da Bahia: Rio dos Macacos, São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape e Comunidade da Linha. No mesmo dia, haverá show do cantor Lazzo Maumbi, que acaba de lançar seu oitavo disco.



O encerramento do fórum será no dia 22, a partir das 16h, com a conferência "Populações Negras e a sociedade do conhecimento no século XXI", que contará com a presença da a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (SEPPIR), Luiza Bairros, e do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade.



O último dia será dedicado a temas como ações afirmativas, feminismo e sexualidades, ativismo estudantil e as relações entre Brasil e África. Também haverá entrega do Prêmio Mário Gusmão para personalidades negras destacadas e show gratuito do cantor carioca Luiz Melodia, às 20h30.

Print Friendly, PDF & Email