Defesa de mestrado: A Criação do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) e a Educação Infantil

23/04/2012

Convido a tod@s para a defesa da minha dissertação de mestrado que ocorrerá

nesta 6ª feira,dia 27 de abril às 14:00hs,

no Programa EHPS ( Educação, História, Politica,Sociedade) na PUC/SP.

Prof.orientador: Carlos Giovinazzo Junior (PUC/SP)

Banca examinadora:

Profª Carmem Junqueira – Titular (PUC/SP)

Profª Marília de Godoy – Titular ( USM/SP)

Profª Circe Bittencourt – Suplente (PUC/SP)

Profª Maria Leticia Nascimento – Suplente ( USP)

Título: " A criação do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e a

educação infantil indígena na aldeia Krukutu."

RESUMO

Esta pesquisa analisa a educação escolar infantil indígena na aldeia

Krukutu, Guarani Mbya, localizada na região de Parelheiros, zona sul do

município de São Paulo por meio da implantação do CECI (Centro de Educação

e Cultura Indígena). Objetivou-se examinar os desafios presentes na busca

por uma educação diferenciada e intercultural, bem como as possíveis

contribuições para a educação escolar não indígena. A análise fundamenta-se

na noção de “fronteira”, no campo social e pedagógico, entendendo-a como um

espaço de contato e intercâmbio entre populações, em que conhecimentos e

tradições têm a possibilidade de ser reforçados, repensados e

ressignificados, bem como espaço em que a cultura oral e a linguagem

escrita se encontram e se desencontram, com a possível evidenciação das

diferenças étnicas e de modos de ser e viver. Para realizar tal análise foi

situada a relação entre educação indígena e educação escolar, com enfoque

na educação infantil, o processo histórico da criação dos CECIs, suas

finalidades e organização, a construção de uma concepção curricular e as

práticas pedagógicas realizadas no CEII (Centro de Educação Infantil

Indígena), vinculado ao CECI Krukutu, bem como as concepções de criança,

educação e educador do povo Guarani Mbya da aldeia Krukutu. Na pesquisa

foram realizadas entrevistas com lideranças, pais, crianças e funcionários

que trabalham no CECI Krukutu. Outras fontes selecionadas foram documentos

relativos à educação escolar indígena, à educação escolar infantil indígena

e não indígena, o projeto pedagógico e regimento do CECI. Por meio da

análise das entrevistas foi possível observar a importância dada por todos

à educação escolar infantil indígena, à escola, bem como o interesse que

ela se fortaleça, com sugestões para que isso ocorra.

Palavras-chave: Educação Escolar Infantil Indígena, CECI, Educação

Guarani Mbya, Educação Intercultural, Fronteira étnica e cultural.

abraços

Edna Ferreira

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