Debate sobre Arte e Educação (Profª Ana Angélica Albano – UNICAMP), na Funarte-MG, de 22 a 24 de No

08/11/2010

A FUNARTE-MG realiza, de 22 a 24 de novembro, um ciclo de reflexões sobre Arte  e Educação, cujo titulo é  "Arte e Pedagogia além dos territórios demarcados" .
 

Ana Angélica Albano é Professora da Faculdade de Educação da Unicamp e Pesquisadora dos grupos Laborarte-Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação, do IERG-Imagination and Education Research Group-Simon Fraser University/Canadá e do Focus Group for Creativity in Education, da Fundação Marcelino Botín, Santander/Espanha. É Doutora em Psicologia Social pela USP, licenciada em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado SP. Suas pesquisas estão focadas na observação de metodologias de ensino da arte praticadas em ONGs e em histórias de iniciação na arte de artistas e de educadores.

 

Ela propõe é uma discussão sobre a potencialidade transformadora e, portanto, educativa da arte. Artistas e pedagogos convivem lado a lado, estranhando-se mutuamente. Arte e Pedagogia são áreas do conhecimento, que, freqüentemente, habitam territórios distintos, com fronteiras bem demarcadas. Para refletir sobre esse assunto o curso debruçara sobre questoes como: Arte se ensina? Arte nos ensina? O que aprendemos com a arte? E dessa forma convidando os participantes a pensarem a arte  e a pedagogia para além dos territórios demarcados.

 

Fará parte dessa programação a intervenção artística: "Andú ", de Amanda Lopes.

 
Este evento integra o Arte em Foco – ciclo de palestras e intervenções artísticas voltado à reflexão sobre as artes – e pretende reunir estudantes, produtores culturais, professores, pesquisadores e demais interessados. 

 
O Arte em Foco conta com a participação de importantes pensadores – não só das artes, mas também da filosofia, antropologia, educação e outras áreas – cujos estudos contribuem para o entendimento crítico do assunto e o conhecimento dos artistas e suas obras. A realização desse projeto se alimenta da ideia de que a reflexão e os estudos sobre teorias, conceitos e histórias devem contribuir para a democratização de acesso à cultura. 

 
As inscrições são gratuitas. Para participar, basta enviar nome completo, telefone e breve currículo para funartemg@funarte.gov.br  ,  a patir do dia 1º de novembro até o preenchimento das vagas.

 

Mais informações: www.funarte.gov.br/arteemfoco
____________________________________________________________________

 Programação
 
 NOVEMBRO
ARTE E EDUCAÇÃO
22 a 24/11 de 19h às 22h
 
 

Arte e Pedagogia além dos territórios demarcados

Prof. Ana Angélica Albano (UNICAMP)

 

Intervenção: Andu (Amanda Lopes)

 

DEZEMBRO 

CINEMA BRASILEIRO

 

13 a 15/12 de 19h às 22h

A palavra e a imagem no cinema: uma discussão da montagem vertical

Prof. Ismail Xavier (USP)

 

Intervenção: Da criação da cena – entre a imagem, a mão e a voz (Marília Rocha)

 

 

LOCAL:

Funarte-MG

R: Januária, 68, Floresta, BH/MG

 

VAGAS LIMITADAS

INCRIÇÕES GRATUITAS pelo e-mail: funartemg@funarte.gov.br

 

Informações: (31) 3213.7112 / 3213.3084

                      www.funarte.gov.br/arteemfoco

Print Friendly, PDF & Email