Debate inédito sobre os povos indígenas e a ditadura militar no Museu do Índio, dia 1 de abril

24/03/2014

A mesa redonda vai acontecer no dia primeiro de abril com o tema “Os povos indígenas e a ditadura militar – a questão indígena de 1964 até hoje”.  Renomados especialistas vão analisar a violência contra os índios a partir do período militar. Na ocasião haverá exposição de jornais publicados na época e exibição de vídeo sobre o tema.

Entre os participantes, destaque para o primeiro Guarani  Kaiowá doutor em antropologia, Tonico Benites. Estão confirmadas, também, as presenças do vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Marcelo Zelic, e do professor da Unirio e Coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da UERJ, José Ribamar Bessa Freire. O encontro vai contar, ainda, com a participação do professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Neimar Machado de Souza.  A mesa será mediada pelo professor em História Regional e Populações da Universidade Federal da Fronteira do Sul, Cesar de Miranda e Lemos. 
 
O encontro será realizado no Museu do Índio, em Botafogo, dentro da programação do evento  ”50 anos do golpe de 1964″, organizado pelas universidades federais do Rio de Janeiro.  A mesa redonda será dirigida ao público em geral, em especial, aos estudantes universitários e profissionais da área. Entrada grátis.
Print Friendly, PDF & Email