DCE-UFOP promove Debates do Gênero (Ouro Preto-MG)

12/05/2010

 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFOP promove nos dias 13 e 14 de maio, das 14h às 17h, no auditório do ICEB, duas mesas redondas dentro do Projeto Debates do Gênero.
 
O conceito de Gênero foi criado como oposição ao determinismo biológico entre o feminino e o masculino, criando uma discussão fundamentada na questão social. As inquietações geradas pelo modo estreito do estudo sobre o feminino em conjunto com a hierarquização dos gêneros, impulsionou o debate em volta dos paradigmas de uma sociedade patriarcal tradicionalista, mudando os campos de visão e as possibilidades para se pensar (e questionar) conceitos como o de normatividade.
 
A partir do debate sobre o gênero pode-se entender a organização concreta e semiótica da vida social e as relações de poder entre os sexos na práxis; o seu estudo é um meio “de decodificar e de compreender as relações complexas entre diversas formas de interação humana”.
 
A proposta será realizada por meio de mesas de debate, possibilitando o diálogo entre os interessados com especialistas da área. Será realizada também uma mostra de filmes como o tema “O eu feminino Hoje”, com a exibição dos filmes Iranianos: DEZ e PERSÉPOLIS.
 
 
13/05 – Mesa: Diversidade Sexual e Coisas do Gênero
            
Carlos Alberto Carvalho (UFOP)
Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG)
Marco Antônio Torres Gerais (UFOP)
Mediador: Rafael Magdalena (UFOP)
 
 
14/05- Mesa: O Eufeminino Hoje: Questões sobre a mulher na contemporaneidade
 
Dulce Maria Pereira (UFOP)
Sandra Azeredo (UFMG)
Cristina Fornacciarini (UFOP)
Mediadora: Ana Paula Ferreira (UFOP)
 
Serão realizadas Performances e Instalações sobre o tema abordado. Programação Gratuita.
 
 Local: ICEB (Instituto de Ciências Exatas e Biológicas) da Universidade Federal de Ouro Preto.
Campus Morro do cruzeiro, Ouro Preto-Minas Gerais
 
Print Friendly, PDF & Email