CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO

29/03/2013

CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS 

NO RIO DE JANEIRO



Estão abertas as inscrições para o CURSO DE EXTENSÃO CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO, tendo como público-alvo produtores culturais, artistas, gestores da área da cultura, ativistas da cultura, militantes de movimentos sociais. A prioridade será para aqueles que trabalham com cultura popular e com movimentos culturais das periferias urbanas. 



O curso tem como objetivo apresentar, de modo introdutório, uma discussão conceitual acerca das noções de cultura e de políticas públicas, bem como reflexões históricas sobre as políticas culturais no Brasil. Pretende-se ainda promover o compartilhamento de experiências de produção cultural no Rio de Janeiro e o intercâmbio entre saberes acadêmicos e saberes populares na perspectiva da democratização da cultura.



Os interessados devem enviar até o dia 30 de abril um breve currículo vitae para o emaildept.deantropologia.mn@gmail.com, explicitando sua experiência de atuação na área. São apenas 50 vagas. Haverá certificado conferido pela UFRJ.



Todas as palestras serão realizadas no auditório Roquette Pinto, no Museu Nacional (Quinta da Boavista), entre 14 e 18 de maio de 2013. 

Segue abaixo a programação completa:

 

dia 14/05:    

 

14h às 16h: Cultura e políticas públicas: questões conceituais – palestrantes Adriana Facina(PPGAS/MN/UFRJ) e Antonio Carlos de Souza Lima (PPGAS/MN/UFRJ)

 

dia 15/05:

 

14h às 16h:     Políticas culturais no Brasil: panorama histórico – palestrante: Adair Rocha(PUC-Rio/UERJ)

 

dia 16/05:

 

14h às 16h:  Políticas culturais e movimentos sociais urbanos – palestrante MC Leonardo(APAFUNK)

 

dia 17/05:

 

14 às 16h: Produção cultural em favelas e periferias do Rio de Janeiro – palestrante Veríssimo Junior (Teatro da Laje)

 

16h às 17h: Apresentação do ponto de cultura Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana(a confirmar)

 

dia 18/05:

 

10h às 12h:   Produção cultural e políticas públicas em áreas pacificadas – palestrante Alan Brum (Instituto Raízes em Movimento)

 

14h às 16h:    Políticas culturais no contexto urbano brasileiro contemporâneo – palestrante Ana Enne (UFF)


Print Friendly, PDF & Email