Cultura e literatura comemoram o Dia Nacional da Poesia

11/03/2010

No domingo, dia 14 de março, é comemorado o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor e poeta baiano Castro Alves. Para celebrar esta data tão importante, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promove durante todo mês diversas atividades gratuitas.

No dia 14, a partir das 11h, será realizada, no Coreto do Parque Municipal , uma performance teatral do poema Navio Negreiro, de Castro Alves. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos forçados a saírem de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros.

O drama será retratado por meio de gestos, movimentos e fala pelas atrizes Bárbara Rodrigues e Lívia Colen, sob coordenação da Diretora, Beth Haas. Os responsáveis pela atividade são ex-alunos do curso de iniciação teatral do Grupo Cena & Ação. Após a performance, serão distribuídos ao público poesias de autores brasileiros. Haverá também um ensaio aberto com a violinista Nicoly Rejaira.

O Centro Cultural Venda Nova realiza, até o dia 27 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h, a Exposição Itinerante “Aspectos Urbanos”. A mostra traz objetos, pinturas, aquarelas, desenhos sobre a temática urbana e também exibe poemas que dialogam com as ilustrações. Participam do projeto aproximadamente 60 poetas com mais de 96 poemas. A curadoria do evento é de Iara Abreu, artista plástica com formação acadêmica e sua temática é o aspecto e a vida urbana, explorando a mistura de técnicas, materiais e linguagens.

As Bibliotecas Regionais São Cristóvão, Bairro das Indústrias, Santa Rita de Cássia e Renascença comemoram o Dia Nacional da Poesia durante todo o mês promovendo uma distribuição de poesias de grandes escritores como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Manuel de Barros e Pablo Nerruda, entre outros. A distribuição será para crianças, jovens e adultos, até o dia 31, das 10h às 17h.

Print Friendly, PDF & Email