Cosmopolítica Yanomami será tema de colóquio na UFMG

06/11/2013

A partir de hoje, dia 4, até 8 de novembro, UFMG recebe o xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, que participa, a partir das 14h, da abertura do evento e do debate 20 anos da Terra Indígena Yanomami. Convidado do Programa de Cátedras do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), Kopenawa vai ministrar a conferência O cosmo segundo os Yanomami: Hutukara e Urihi amanhã, dia 5, às 9h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha da universidade.

“Hutukara e Urihi são termos que nos remetem ao mundo dos Yanomami e à importância que para eles têm a terra-floresta”, explica a professora Ana Maria Rabelo Gomes, da Faculdade de Educação da UFMG, que o descreve como "portador de um discurso de sabedoria que se dirige aos outros, aos brancos, a quem busca apresentar os Yanomami e seu mundo".

A conferência integra a programação do Colóquio Davi Kopenawa e a Hutukara: um encontro com a cosmopolítica Yanomami, cuja programação inclui palestras sobre os 20 anos de demarcação da Terra Indígena Yanomami e sobre conhecimento e xamanismo, além de roda de conversa a respeito do livro La chute du ciel, obra que Kopenawa publicou em 2010 com o antropólogo francês Bruce Albert, que trabalha junto aos Yanomami desde 1975.

A programação inclui a presença de convidados como as antropólogas da USP Maria Manuela Carneiro da Cunha e Breatriz Perrone-Moisés. No dia 6, a professora Maria Manuela fará conferência sobre as bases para um programa de cooperação entre cientistas acadêmicos e conhecedores tradicionais. Beatriz Perrone-Moisés participa de roda de conversa sobre a tradução para a língua portuguesa do livro La chute du ciel.

No dia 8, às 14h, após mesa-redonda com o tema Sobre cosmopolíticas, com os professores Renato Sztutman (USP) e Eduardo Vargas (UFMG), será proposta a criação do Conselho Consultivo Indígena na UFMG, iniciativa baseada na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Outras informações sobre o colóquio podem ser obtidas no site do Ieat, no endereço eletrônico www.ufmg.br/ieat, ou pelo telefone (31) 3409-4123.

O catedrático

Segundo a professora Ana Gomes, David Xirianá Kopenawa Yanomami é uma das lideranças indígenas mais importantes da atualidade. “É um grande sábio, defensor não só das populações indígenas no Brasil, mas também do meio ambiente. Um xamã, conhecedor profundo da cosmologia e do mundo no qual vivem os Yanomami: mundo que é habitado não apenas por humanos, mas também por animais e toda uma legião de seres espirituais”, como consta do texto preparado pelo professor Ruben Caixeta para proposição de seu nome à cátedra do Ieat.

David Kopenawa já proferiu discurso na ONU e em centenas de outros fóruns internacionais. Em 1988, recebeu o Global 500 Award das Nações Unidas – o mesmo prêmio que fora concedido a Chico Mendes. Em 1989, recebeu o Right Livelihood Award, considerado o Prêmio Nobel alternativo. Em 1999, foi condecorado com a Ordem do Rio Branco pelo presidente da República brasileiro. Em 2008 recebeu menção honrosa especial do Prêmio Bartolomé de Las Casas, outorgada pelo governo espanhol, por sua luta em defesa dos direitos dos povos autóctones das Américas.

Em 2010 publicou, em coautoria com o antropólogo francês Bruce Albert, o livro La chute du ciel: Paroles d’un chaman yanomami, na França, pela coleção Terre Humaine da editora Plon. Com mais de 800 páginas, o livro é dividido em três partes de oito capítulos cada uma, completado por mapas, desenhos (de Davi), dois glossários, dois índices e uma bibliografia. O trabalho é o resultado de uma estreita e longuíssima colaboração entre os dois autores. Os relatos de Davi Kopenawa foram recolhidos na língua Yanomami por Bruce Albert e traduzidos para o francês – a obra encontra-se em processo de tradução para o português, espanhol e inglês – com inúmeras explicações em apoio ao leitor, tudo com o objetivo de transmitir o pensamento dos indígenas e dos xamãs aos brancos.

Davi Kopenáwa descreve sua vida, o contato predador dos brancos com o qual seu povo foi obrigado a se defrontar a partir de 1960, sua função xamânica e seu combate em favor da floresta amazônica e contra a ação predadora do “povo da mercadoria”, os napë, os brancos.

Programação

Dia 4
14h – Abertura 
20 anos da Terra Indígena Yanomami – Davi Kopenawa
Local: Auditório Luis Pompeu – Faculdade de Educação

Dia 5
9h – Grande Conferência Ieat – O Cosmo segundo os Yanomami: Urihi e Hutukara – Davi Kopenawa
Local: Auditório da Reitoria

Dia 6 
9h – Conferência Conhecimento científico e conhecimentos tradicionais – Maria Manuela Carneiro da Cunha (USP)
Local: Auditório Luis Pompeu – Faculdade de Educação

14h – Conferência Conhecimento e xamanismo – Davi Kopenawa
Local: Auditório Neidson Rodrigues – Faculdade de Educação

Dia 7
14h – Roda de conversa sobre a tradução do livro La chute du ciel – Davi Kopenawa com Beatriz Perrone-Moisés (USP)
Local: Auditório Luis Pompeu – Faculdade de Educação

Dia 8
14h – Mesa-redonda Sobre cosmopolíticas
Renato Sztutman (USP) e Eduardo Vargas (UFMG)
Local: Auditório Luis Pompeu – Faculdade de Educação

Nos dias 5, 6 e 7, das 18h às 20h, haverá Mostra de Realizadores e Pesquisadores Indígenas, na Sala de Teleconferências da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.

Print Friendly, PDF & Email