Comunidade quilombola em Paraty realiza encontro de cultura negra

18/11/2011

Neste mês de novembro a comunidade quilombola Campinho da Independência, em Paraty, está em festa com a realização da XII edição do Encontro de Cultura Negra. O evento, realizado a partir de amanhã, 19, a 21, contará com uma extensa programação que inclui oficinas, manifestações culturais, shows musicais, dança, palestras, exposição do artesanato local e muito mais. O Quilombo Campinho da Independência, no bairro Campinho, está a 20 km do centro de Paraty, entre as comunidades de Pedras Azuis e Patrimônio.

A realização do evento se deve graças ao título da terra aos quilombolas, uma forma de agregar a comunidade, resgatando seus valores tradicionais intrínsecos. O resgate de suas danças tradicionais, especialmente o jongo e a capoeira, vêm se destacando entre os jovens como afirmar suas raízes. A iniciativa tende a valorizar a cultura local, criando nos jovens o interesse por sua preservação.

A comunidade sempre, através dos anos, interage com a cidade, mas o evento tem aproximado ainda mais participantes. A comunidade antecipa e convida a população e turistas a participarem dessa grande festa cultural.

Print Friendly, PDF & Email