Cimi lança em Brasília Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas‏

04/06/2012

 
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança no próximo dia 13 de junho, às 9h30, no auditório Dom Helder Câmara da CNBB, os dados de 2011 do relatório anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil.

 

Contando com a presença e depoimento de indígenas expostos às violências apresentadas no relatório, o Cimi busca denunciar o mosaico de violações contra os direitos dos povos indígenas, que compõe o quadro de violências contra as populações indígenas.

 

“Os dados apresentados neste relatório desvelam as agressões à dignidade humana dos povos indígenas em todo o Brasil, sua aflição e seus sofrimentos”, escreve Dom Erwin Kräutler, presidente do Cimi e bispo da Prelazia do Xingu (PA), no texto de abertura do relatório.

 

Para o secretário executivo do Cimi, Cleber Buzatto, o relatório é ao mesmo tempo um alerta e uma cobrança, sendo instrumento político para tais fins.

“Denunciamos para a sociedade brasileira e organismos internacionais as violências contra os povos indígenas e, ao mesmo tempo, chamamos a atenção das autoridades públicas para adotar medidas que coíbam tais violências”, explica.

 

No relatório, os dados trazem informações referentes a violências contra o indivíduo (assassinatos, ameaças, racismo), violências contra o patrimônio (morosidade na regularização de terras, conflitos, invasões de áreas indígenas), violências por omissão do poder público (suicídios, desassistências na área da saúde, mortalidade infantil), violências contra indígenas isolados e de povos vitimados pela ditadura militar.

 

Serviço:

Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2011, Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Dia 13 de junho, quarta-feira, às 9h30, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), auditório Dom Helder Câmara, Setor de Embaixadas Sul, quadra 801, conjunto “B”.

Print Friendly, PDF & Email