CE – Uma história sobre os Cabeludos da Encantada

28/08/2010

Lançamento da exposição Historiando os Jenipapo-Kanindé, etnia indígena que vive no litoral de Aquiraz-Ce, ocorrerá no dia 03 de setembro de 2010.

Os índios Jenipapo-Kanindé habitam as margens da Lagoa da Encantada, município de Aquiraz-Ce, desde tempos imemoriais. Até o início dos anos 1980, eram conhecidos como os “Cabeludos da Encantada” numa referência ao jeito particular de ser dos moradores.

No início da década de 1990, juntamente com os Pitaguary (Maracanaú e Pacatuba), protagonizaram um segundo momento no despertar das comunidades indígenas no Ceará, tendo sido reconhecidos oficialmente pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) entre 1997 e 2002.

Ocupam um território belo e cobiçado, marcado por dunas, matas nativas, praias e a Lagoa da Encantada, fontes de sua sobrevivência física e cultural, espaços sagrados onde vivem seus mitos e encantos ancestrais.

A história e a memória desta comunidade foram discutidas e trazidas à tona pelas oficinas do Historiando os Jenipapo-Kanindé, realizadas através de uma parceria entre a comunidade, o Projeto Historiando e a Associação Tremembé, entre julho e agosto de 2010.

Os participantes do curso realizaram uma pesquisa coletiva sobre a história e o patrimônio cultural da qual resultou na Exposição Historiando os Jenipapo-Kanindé, que será lançada neste dia 03 de setembro de 2010, às 16h, na Aldeia Lagoa da Encantada.

Venha conhecer a história contada pelos próprios Jenipapo-Kanindé e compartilhar com eles sua dança, música e comidas tradicionais!

Serviço:
Data: 03 de setembro de 2010
Horário: a partir das 16h
Local: Aldeia Lagoa da Encantada – Aquiraz-Ce
Atividade Gratuita

http://www.tucum.org

Print Friendly, PDF & Email