Café Controverso debate polêmicas em torno da criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela – 22/

19/11/2014

 


 
Reserva para quem?
Café Controverso debate polêmicas em torno da criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela

Após um longo período de negociações com instituições e com a sociedade civil, em outubro deste ano foi criado o Parque Nacional da Serra do Gandarela. Com uma área de 31 mil metros quadrados, o parque abrange os municípios de Nova Lima, Raposos, Caeté, Rio Acima, Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Itabirito. O objetivo de sua criação é preservar o patrimônio biológico, geológico e hidrológico da região, entretanto, muitos dos atores envolvidos nas negociações reivindicam que não há motivos para celebrar. A acusação é de que os limites propostos inicialmente foram radicalmente modificados e não atendem aos objetivos da Unidade de Conservação e às demandas da sociedade e das comunidades locais.

Para debater o assunto o Café Controverso do próximo sábado, 22 de novembro, recebe a integrante do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela Maria Teresa Viana de Freitas Corujo, mais conhecida como Teca, e a professora adjunta do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG Janise Bruno Dias. 

Com o tema Parque Nacional da Serra do Gandarela: vitória ou derrota?”, o evento acontece às 11h na cafeteria do museu e tem entrada gratuita.
Print Friendly, PDF & Email