Brasília sediará encontro de povos e comunidades tradicionais do Cerrado‏

10/09/2012

Na semana em que é celebrado o Dia do Cerrado: 11 de setembro, o Memorial dos Povos Indígenas será palco do encontro dos povos do Cerrado, de suas manifestações culturais e da feira de produtos da sociobiodiversidade.


A Rede Cerrado, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, realizará o VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, de 12 a 16 de setembro de 2012, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília/DF.

Com o objetivo geral de mobilizar os povos do Cerrado e a sociedade para implementação de ações voltadas para a conservação e o uso sustentável do Cerrado, o VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado será uma excelente oportunidade para dar visibilidade ao Cerrado, incluindo as ricas manifestações culturais dos seus povos e comunidades tradicionais. Deverá reunir cerca de mil representantes indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazenteiros, quebradeiras de coco, agricultores familiares, além de organizações da sociedade civil das unidades da federação onde há Cerrado brasileiro (DF, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Bahia).

O Encontro dos Povos do Cerrado, realizado desde 2001, se consolidou como um espaço para: troca de experiências que resultem na conservação do Cerrado e na promoção de meios de vida sustentáveis; valorização das tradições culturais dos Povos do Cerrado; discussão e formulação de posições políticas conjuntas; e divulgação pública dos problemas socioambientais que afetam o bioma, como também das alternativas existentes para o uso sustentável de sua biodiversidade.

Será dividido em três grandes momentos: o encontro; a feira dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado e a programação com as manifestações culturais do Cerrado, além de shows de artistas renomados.

O VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado tem o apoio do MDA, MMA, CONAB, MDS, FUNAI, Petrobras, Rádio Cultura/Secretaria de Cultura/GDF, EMATER-DF, por meio da emenda parlamentar do Deputado Distrital Joe Valle, Memorial dos Povos Indígenas, Projeto Florelos (ISPN/Comissão Européia), Central do Cerrado, PNUD, IBRAM/SEMARH/GDF, Ibama, ICMBio e CESE.

O ENCONTRO

O Encontro terá uma extensa programação que envolve seminários, palestras, oficinas, audiência pública e demais atividades sobre temas relativos à conservação do Cerrado e a seus Povos. Teremos ainda uma Mostra de Tecnologias Sociais para que possamos difundir as tecnologias de produção, uso sustentável, organização social, entre outras voltadas para a transformação social para nossas comunidades.

Será desenvolvido com foco na participação das comunidades e entidades, formalmente filiadas ou não à Rede Cerrado, que atuam em prol da sustentabilidade do Cerrado.

No dia 12/09 teremos à noite a solenidade de abertura com a fala dos Povos do Cerrado, autoridades e apoiadores do evento.

Dia 13/09, ao longo de todo dia, teremos seminários e painéis de debates acerca de assuntos inerentes ao Cerrado, seus povos e seus problemas, com a participação de autoridades e especialistas. Na parte da tarde teremos o Grito do Cerrado.

GRITO DO CERRADO

O Grito do Cerrado será uma grande manifestação pacífica com o intuito de alertar a sociedade e o poder público quanto aos desafios e problemas enfrentados atualmente pelo Cerrado e os povos e comunidades tradicionais que o habitam. Consiste em uma passeata pela Esplanada dos Ministérios, que sairá da Catedral de Brasília no dia 13 de setembro, com destino ao Congresso Nacional.

O Grito do Cerrado terá inicio por volta das 14h na Catedral de Brasília com a tradicional corrida de toras, realizada entre os índios Xavante e os Timbira, mobilizados pela Mobilização dos povos Indígenas do Cerrado – MOPIC.

Às 15h30 haverá audiência pública para debater a realidade do bioma Cerrado, no auditório Petrônio Portela – Senado Federal.

Na ocasião, será entregue aos parlamentares a Carta do Cerrado, documento que considera os posicionamentos políticos e as reivindicações da Rede Cerrado em relação às políticas públicas de proteção ao bioma e sua população.

 

No dia 14/09 ao longo de todo o dia teremos a realização de várias oficinas simultâneas. Cada participantes poderá escolher a oficina que pretende participar atentando que algumas oficinas possuem numero de vagas limitadas.

A relação de atividades do encontro com os respectivos responsáveis, local e horário de realização serão disponibilizadas em breve no site da Rede Cerrado.

A FEIRA

A Feira dos povos do Cerrado irá promover os produtos e a troca de experiência entre os empreendimentos ecossociais de base comunitários, assim como divulgar as possibilidades de uso sustentável do Cerrado e de sua conservação. Serão cerca de 100 estandes para exposição e comercialização de produtos de cerca de 200 organizações comunitárias.

A PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Todo evento será enriquecido com uma intensa programação cultural que deve levar cerca de 20 mil visitantes ao Memorial dos Povos Indígenas. Nesta edição, o evento será integrado com o Festival PuroRitmo, com atrações culturais e uma praça de alimentação sustentável.

 

O Cerrado e seus povos e comunidades tradicionais

 

 

O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, é a savana com maior biodiversidade do planeta (5%). Ocupa quase 1/4 do território nacional(2.036.448 km2), abrangendo o Distrito Federal, os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, MatoGrosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Bahia, Rondônia e porções de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará.

 

No Cerrado, moram25 milhões de pessoas – 15% da população nacional, distribuída em 1.330municípios. É conhecido como “berço das águas” ou “caixa d´água do Brasil” por abrigar nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras. Estudos apontam que existem cerca de 15 mil espécies de plantas no Cerrado, das quais44% são endêmicas (exclusivas do bioma), além de uma fauna riquíssima, com aproximadamente 300 mil espécies de animais, sendo 90 mil insetos (28% do total de espécies do Cerrado) e 2.500 espécies de vertebrados. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 132 espécies do Cerrado constam na listadas espécies ameaçadas de extinção. 

 

O problema central da ocupação territorial e econômica do Cerrado é o caráter predatório do modelo agrosilvipastoril predominante, que ameaça a própria existência do bioma e de seus povos. Até 2010, o Cerrado já havia perdido 48,5% de sua cobertura vegetal e o processo de devastação continua.

 

Hoje, o bioma conta com 54 milhões de hectares ocupados por pastos e21,56 milhões de hectares por culturas agrícolas. Ao longo de 12 mil anos de ocupação humana, uma variedade de meios de vida e estratégias de uso e convivência se apresentaram na relação desses grupos com a diversidade ecológica do Cerrado. 

 

 

Os povos e comunidades tradicionais do Cerrado são a representação atual dessa sociobiodiversidade, como conhecedores e guardiões do patrimônio ecológico e cultural da região. No tocante aos povos indígenas, no bioma encontramos mais de 80 etnias. Já os povos e comunidades tradicionais abrangem quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, quebradeiras de coco, entre outros, que convivem com o Cerrado, o conservam e respeitam. 

 

 

A agricultura familiar e o extrativismo são importantes aliados na conservação dos ecossistemas por formarem paisagens produtivas que proporcionam a continuidade dos serviços ambientais prestados pelo Cerrado, tais como a manutenção da biodiversidade, dos ciclos hidrológicos e dos estoques de carbono. 

 

 

Povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares comprometidos com a conservação do Cerrado têm um papel extremamente relevante na manutenção do Cerrado em pé.

 

 

Abaixo a programação dos Seminários:

 

 

 

 

Confira a programação detalhada do Seminário: "Gestão Territorial e Conservação do Cerrado: a contribuição dos Povos e Comunidades Tradicionais”.

Dia 14 de setembro – 8h30 às 17h30

Local: Circo Ary Pararrayos – Memorial dos Povos Indígenas, Brasília-DF

Manhã:

8h30 – Abertura:        Braulino Caetano dos Santos – Representante de Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil/Rede Cerrado

8h45 – Coordenação: Lucely Moraes – Associação Nacional dos Quilombolas (ANAQ)

Painel 1. Direitos Territoriais de Povos e Comunidades Tradicionais

9h – Srewê Xerente – Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado (MOPIC)

9h15 – Arcilo Elias dos Santos e Marcilene – Agricultores. Reapropriação Territorial e Reconversão Agroextrativista de Vereda Funda, município de Rio Pardo de Minas.

9h30 – Alexandro Reis – Diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro

9h45 – Participação da plenária.

Painel 2. Gestão e conservação do cerrado

10h – Roberto Cavalcanti – Secretário de biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente

10h15 – Jaime Siqueira – Coordenador Geral de Gestão Ambiental da FUNAI.

10h30 – César Victor do Espírito Santo – Superintendente Executivo Funatura/Rede Cerrado

10h45 – Gilberto Azanha – Centro de Trabalho Indigenista.

11h – Participação da Plenária.

 3. Visibilidade e Articulação de Políticas dos Povos e Comunidades Tradicionais.

11h30 – Aderval Costa Filho –  UFMG

11h45 – Participação da Plenária.

12 h – Intervalo para almoço

Tarde:

14h30 – Conferências de Povos e Comunidades Tradicionais:

01 coordenador e 01 relator para cada grupo: quilombolas, geraizeiros, indígenas, ribeirinhos.. 16h30 – Relatoria das Conferências.

Objetivo: a partir das conferências, elaborar subsídios e contribuições para a Rede Cerrado referente à pauta de resistências, reivindicações e proposições dos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado.

Serviço

O que: VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Quando: 12 a 16 de setembro de 2012

Quando: Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília/DF

 

Mais informações:

www.redecerrado.org.br 

Print Friendly, PDF & Email